terça-feira, 5 de outubro de 2010

Jorge Mario visita local onde será instalado Centro de Simulação Aquáviaria, quarta-feira, 29 de setembro de 2010


Jorge Mario visita local onde será instalado Centro de Simulação Aquaviaria, nesta quarta-feira, 29 de setembro de 2010.

Construção do empreendimento vai gerar 300 empregos diretos no município
Da Redação - O Diário de Teresópolis
O Prefeito Jorge Mario visitou na última sexta-feira, 24, o terreno onde será instalado o Centro de Simulação Aquaviária (CSA) em Teresópolis. Jorge Mario esteve no local acompanhado dos Secretários Municipais Marcos Ferreira (Trabalho e Emprego) e Nassouh Ejje (Desenvolvimento Econômico), do arquiteto responsável pelo projeto, Max Gruzman, e do diretor financeiro do Sindmar (Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante), Jailson Bispo. O CSA será construído em parceria com a Fundação Homem do Mar numa área com cerca de 845 mil metros quadrados, em Prata dos Aredes, no 3º Distrito.

Na ocasião, o Prefeito Jorge Mario reforçou os benefícios que a vinda do CSA trará para Teresópolis. “Esse investimento da iniciativa privada representa o que buscamos para a nossa cidade: desenvolvimento econômico e social, com a geração de trabalho e renda para a população, levando em conta a preocupação ambiental. Além disso, o centro será uma referência mundial no segmento e atrairá visitantes de diversos países, divulgando o nome de Teresópolis internacionalmente”, enfatizou.

O arquiteto Max Gruzman também salientou a questão ambiental. “Para nossa empresa é um privilégio participar de um projeto dessa dimensão. E o melhor é que poderemos aliar tecnologia e meio ambiente na construção do Centro de Simulação Aquaviária, visto que sustentabilidade deve estar presente em todo projeto de arquitetura responsável”, explicou Gruzman, ressaltando que o CSA terá 30 salas de aula, sete salas de simulação, auditório, áreas para hospedagem e lazer, como a sede social, que contará, por exemplo, com restaurantes e quadras esportivas.

O diretor financeiro do Sindmar, Jailson Bispo, garantiu que será utilizada apenas a área descampada para a construção do complexo, sendo preservada toda a mata nativa do entorno. “Essa parceria com a Prefeitura será bastante produtiva, uma vez que nosso interesse é promover o desenvolvimento tecnológico da região, além de colocar Teresópolis no mapa da simulação aquaviária”, afirmou Bispo. De acordo com as projeções do Sindmar, em 2011 deve ser iniciada a obra de construção do CSA, com a expectativa de gerar cerca de 300 empregos diretos para os moradores. “Contaremos com mão de obra de Teresópolis na criação e funcionamento do CSA. Firmamos esse compromisso com a cidade”, assegurou o diretor.

Os Secretários Marcos Ferreira e Nassouh Ejje também destacaram a importância do projeto para o município. “Esse empreendimento vai ser um dos maiores da cidade e do estado e vai gerar trabalho para os moradores do município”, registrou Marcos Ferreira. Nassouh Ejje concorda. “A instalação do CSA na cidade vai projetar o seu nome a níveis internacionais e contribuirá para o desenvolvimento econômico do município”, frisou o Secretário.