quarta-feira, 29 de junho de 2011

Secretário Marcos Ferreira participou do 2° Forum de Trabalho e Renda.Forum dos Secretários de Trabalho do Estado debate PNQ, em Nova Iguaçu






Forum dos Secretários de Trabalho do Estado debate PNQ, em Nova Iguaçu




Durante segunda reunião do colegiado, também foi assinado termo de Gestão Compartilhada para o posto do Sine

Com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, do secretário de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Carlo Simi, e do secretário de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Zveiter, secretários municipais, discutiram, no último dia (27), alterações e propostas de reestruturação do Plano Nacional de Qualificação (PNQ).


Durante a reunião, foram apresentadas pelos secretários Municipais de Trabalho, Emprego e Renda do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias, Augusto Ribeiro e Jorge Cezar de Abreu, respectivamente, 15 propostas do colegiado para a reestruturação do PNQ. A inclusão de línguas estrangeiras nos cursos oferecidos; ampliação do número de aulas destinadas à elevação de escolaridade; a qualificação profissional e social de forma mesclada, durante o período dos cursos e o recebimento da bolsa auxílio, atrelada à freqüência (75%) e à avaliação de desempenho do aluno serão apreciadas pelo MTE.

“O objetivo do governo é a melhoria da qualificação profissional e a geração do emprego e renda dos trabalhadores brasileiros. Vamos analisar as propostas e, com certeza, adequá-las da melhor maneira possível”, disse Carlo Simi.

Gestão Compartilhada – Nova Iguaçu foi o décimo município do Rio de Janeiro a assinar o termo de gestão compartilhada das agências estaduais do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Além do município da Baixada Fluminense, aderiram ao programa os municípios de Barra do Piraí, Cabo Frio, Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Porto Real, São Gonçalo, São João da Barra, Tanguá e Três Rios.

“Por meio desta gestão compartilhada, unificaremos os serviços e otimizaremos e melhoraremos o atendimento à população", afirmou o secretário.

Em Nova Iguaçu, o Governo do Estado arcará com os custos de infraestrutura e parte do pessoal. Já o município ficará responsável pela manutenção do posto, insumos, além de complementar o pessoal.


Elogiada pelo ministro Carlos Lupi, a integração do sistema de Políticas Públicas de Emprego nas três esferas do governo é uma de suas prioridades.

“O Rio de Janeiro está sendo pioneiro neste movimento. Através dos prefeitos e da Secretaria estadual, nós podemos ter uma articulação mais estreita. Não podemos ter nenhum tipo de sectarismo político-partidário. A nossa obrigação, ao gerir o dinheiro público, é ser republicano”, finalizou o ministro.

A próxima reunião do Forum, em Duque de Caxias, no dia 5 de agosto, terá como temas a implantação do Mais Emprego nos postos do Sine e Cursos de Qualificação.
Foto: Divulgação / Cláudio Ferreira


Durante o encontro o deputado Bruno Correia (PDT), homenageou o secretário de Estado, com uma moção de aplausos em reconhecimento a sua iniciativa.
 
Fonte: blog Deputado Bruno Correia