sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Aula inaugural do Projovem lota Casa de Portugal



Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações geradoras de renda. Este é o principal objetivo do Projovem Trabalhador (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), um programa do Governo Federal que, em parceria com a Prefeitura, acaba de ser lançado em Teresópolis, onde vai atender cerca de 1.000 jovens. A aula inaugural do ProJovem que aconteceu na noite de segunda-feira, 30, no Salão Nobre da Casa de Portugal, na Várzea.

Durante a aula inaugural houve lanche para os alunos, depoimento do docente, Fábio Patron, que participou do Plantec, no estado do Acre e a palestra motivacional com o tema ‘Talento e Trabalho’, dirigida por Luis Gustavo Silva, da Champion Consultoria. No entanto, o destaque ficou por conta da presença de boa parte dos jovens selecionados, que lotaram o Salão Nobre da Casa de Portugal para assistir a cerimônia de aula inaugural.

Para Tâmara Murtha, 19 anos, inscrita no curso de Turismo e Hotelaria, este é o momento de aproveitar a oportunidade. “Além de valorizar meu currículo, vamos viver uma temporada ótima para o turismo com a aproximação da Copa e das Olimpíadas”. Breno Delgado e Daniel de Almeida, ambos concluindo o ensino médio, procuram aperfeiçoamento na área de telemática.

O Programa

Os participantes do Projovem Trabalhador receberão um auxílio mensal de R$ 100,00 durante seis meses, mediante comprovação de frequência. Os alunos terão direito ainda a lanche, transporte até o local do curso, material pedagógico com todo o conteúdo a ser estudado e duas camisetas. O programa oferece 1.000 vagas em cursos com duração de seis meses nas áreas de Administração (arquivador, almoxarife, auxiliar administrativo e office-boy/office-girl); Esporte e Lazer (recreador, agente comunitário de esporte e lazer, monitor e animador de eventos); Saúde (auxiliar de administração em hospitais e clínicas, recepcionista, atendente de laboratório e de farmácia); Serviços Domésticos (faxineira, porteiro, cozinheira, caseiro, passador de roupas, cuidador de idosos, babá e lavandeiro); Telemática (operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing e assistência em informática e celulares); e Turismo e Hospitalidade (organizador de eventos, auxiliar de garçom, recepcionista de hotéis e guia de turismo local).


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis