sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Encerramento do Planseq Turismo, 380 alunos qualificados para o mercado de Trabalho

Formandos do Planseq Turismo recebem diploma na Inesquecível Casa de Festas

Com a formatura da primeira turma, Teresópolis passa a contar com mais 380 trabalhadores capacitados para o segmento turístico
Notícia publicada em:03/09/2010











Foi realizada na noite da última quarta-feira, 1º de setembro, na Inesquecível Casa de Festas, a formatura da primeira turma do PlanSeQ Turismo – Plano Setorial de Qualificação Profissional, em Teresópolis. O Planseq é um projeto de inserção profissional do Ministério do Trabalho e Emprego para os beneficiários do programa Bolsa Família.

Com o objetivo de formar trabalhadores das regiões brasileiras onde o turismo exerce forte impacto na economia local, o Planseq Turismo tem como meta capacitar jovens e adultos que não tiveram oportunidades de acesso à educação profissional. Também busca oferecer oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional em um dos setores que mais gera emprego: o turismo. Uma vitória que beneficiará a população e a economia local. Nestas regiões, o turismo tem influenciado a absorção da força de trabalho, pois envolve, além da hospitalidade e da gastronomia, os setores comercial e de serviços. Por conta de estarem em crescimento, são ocupações que demandam trabalhadores qualificados por conta da necessidade de emprego local.

Cerca de 500 pessoas, entre amigos e familiares, prestigiaram a festa para comemorar junto com os 380 formandos a entrega dos diplomas. Os cursos oferecidos pelo Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional foram de arrumadeira, camareira e recepcionista de hotel; confeiteiro; auxiliar de garçom; orientador turístico; cozinheiro; operador de telemarketing; e pizzaiolo. O PlanSeQ Turismo prevê a integração com o SINE e com empresas da região visando firmar parcerias e utilizando seus cadastros e estrutura como suporte para a inserção dos trabalhadores no Setor Turístico.

Para Kessia Azeredo, de 22 anos, formada em Confeitaria, a experiência foi muito positiva. “Desejo abrir meu próprio negócio e colocar em prática tudo o que aprendi”. Para Valéria Amorim Dias, 31 anos, do curso recepcionista de hotel, as aulas deram base para o trabalho que optou. Para a docente Juliana Ribeiro, dar aulas no PlanseQ foi uma experiência gratificante “Desde o início, os alunos estavam bastante motivados com muita vontade de aprender e isso me incentivava a buscar coisa novas”, disse a professora.