terça-feira, 16 de novembro de 2010

Teresópolis sedia primeira reunião como integrante do Conleste



Realizada nesta sexta, 24, no Teatro Municipal, a primeira reunião oficial tendo Teresópolis como o 13º integrante do Conleste - Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense. O município integra o consórcio desde 31 de maio, resultado da articulação política do Prefeito Jorge Mario junto à Petrobras e aos prefeitos das demais cidades consorciadas. A criação do Conleste tem por objetivo definir estratégia e atuação conjuntas diante dos possíveis impactos sociais decorrentes da implantação do megaprojeto de investimento do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – Comperj, em Itaboraí. Os municípios integrantes do consórcio receberão compensações, como incentivos fiscais para a entrada de novas empresas e a instalação de escolas técnicas.

“Juntos, Teresópolis e os 12 municípios que formam o Conleste vão estabelecer, de forma consorciada, quais as prioridades de cada um e as contrapartidas que vamos receber, como vamos nos comportar e nos relacionar com a Petrobras na fase de implantação e de operacionalização do Comperj. É o maior investimento feito pela Petrobras no Estado do Rio de Janeiro, e não podíamos ficar de fora”, comemorou o Prefeito Jorge Mario, que abriu a reunião acompanhado dos secretários e subsecretários de sua equipe de governo.

O Diretor Executivo do Conleste, Álvaro Adolfo, enalteceu a articulação política comandada pelo Prefeito Jorge Mario para que Teresópolis fosse integrada ao Conleste, acrescentando que a participação do município fortalece o Consórcio Intermunicipal. “Ter Teresópolis no Conleste é de uma importância estratégica, social e econômica fundamental. É uma cidade com tradição no turismo e na área de tecnologia de ponta. Sua chegada reforça o consórcio no sentido das oportunidades que são apresentadas aos demais municípios, principalmente porque intensifica a forma regionalizada de discutir soluções para os nossos problemas, já que as cidades estão interligadas”, elogiou.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Dr. Habib, também ressaltou a importância de Teresópolis atuar de forma consorciada na busca do desenvolvimento socioeconômico da região. “Essa união de forças com os municípios integrantes do Conleste representa o avanço da gestão integrada e um desafio na tomada de decisões no âmbito desse empreendimento monumental que é o Complexo Petroquímico. O Comperj vai transformar significativamente o perfil socioeconômico de todo o seu entorno”, destacou.

Para o Secretário Municipal de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, a realização da primeira reunião tendo Teresópolis como o mais novo integrante do Conleste foi um momento histórico. “Esse encontro coroa todo o trabalho de articulação política comandado pelo Prefeito Jorge Mario junto à Petrobras e aos prefeitos dos demais municípios que formam o consórcio. Foi um grande dia para Teresópolis e a oportunidade de mostrar que o Governo Jorge Mario trabalha em prol de melhorias, do desenvolvimento e da modernização, e que o município caminha para o futuro”, disse.

Durante o encontro, a Secretária de Fazenda, Administração e Tecnologia de Maricá, Maria Helena Alves de Oliveira, apresentou o projeto Seja Legal, de metodologia de gestão municipal. Ela propôs a atuação integrada dos municípios do Conleste, para que captem recursos através do PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é que os municípios invistam, de forma consorciada, em um serviço de georreferenciamento para definir ações voltadas para a eficiência da arrecadação e da gestão pública.

Em seguida, Ana Paula Ermel e Frederico Ermel, da empresa Ermel Tecnologia Ambiental, apresentaram o projeto de implantação de uma usina de reciclagem energética, que usa os resíduos sólidos urbanos como matéria-prima para gerar energia elétrica.