quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ação Comunitária do ProJovem faz mais de 2 mil atendimentos no último domingo




Os teresopolitanos tiveram um dia especial no último domingo, 28, durante a primeira Ação Comunitária ProJovem Trabalhador. O mutirão de serviços integrados foi realizado pelo Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego. Das 9h às 17h, foram registrados cerca de 2.500 atendimentos gratuitos em diversos serviços nas áreas de saúde, cidadania, beleza e lazer, nas tendas montadas na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura.

Aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, emissão de carteiras de identidade e de trabalho, corte de cabelos, manicure, maquiagem, atividades recreativas e desportivas e city tour. Esses foram alguns serviços oferecidos de graça ao público que prestigiou o evento, em setores nomeados como Espaço Saúde, Espaço Cidadania, Espaço Beleza, Espaço Lazer e Espaço Turismo. Palestras e workshops foram realizados no auditório da Câmara Municipal, abordando temas como mercado de trabalho, empreendedorismo, Orçamento Participativo e saúde da mulher. Todos os atendidos contaram com lanche após as atividades e concorreram ao sorteio de diversos brindes.

Os atendimentos foram garantidos pelos cerca de mil alunos dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo programa ProJovem Trabalhador, distribuídos nas áreas em que estão sendo capacitados, e também por profissionais de várias secretarias municipais.

Compromisso social

Os alunos dos cursos do ProJovem Trabalhador das áreas de administração, esporte e lazer, serviços domiciliares, serviços pessoais, informática, saúde e turismo se empenharam em oferecer o melhor atendimento à comunidade. Eles aprovaram a realização da Ação Comunitária.

Programa de capacitação profissional promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Projovem Trabalhador Teresópolis tem mil alunos inseridos em cursos gratuitos nas áreas de administração, esporte e lazer, serviços domiciliares, serviços pessoais, informática, saúde e turismo. Os estudantes receberam material pedagógico, mochila e camisetas. Além disso, são oferecidos lanche, transporte e bolsa auxílio de R$ 600 durante o período do curso. Eles também receberão certificados de conclusão dos cursos.

Cidadania, saúde e auto-estima

Bastante procurado, o Espaço Saúde ofereceu medição de pressão arterial, atendimento odontológico e orientação sobre planejamento familiar e prevenção de doenças. A servidora pública Dulcinéia Pimentel, do Recanto dos Artistas, levou a família para aproveitar os serviços da Ação Comunitária ProJovem.

O Espaço Cidadania foi outro setor bastante movimentado. No local o público teve acesso à emissão de carteira de identidade e de trabalho, cadastro no balcão de emprego do Sine e informações sobre seguro-desemprego, fundo de garantia, cadastro único do Programa Bolsa Família e cadastro microempreendedor. O empresário Rogério Alves de Freitas, do Jardim Féo, levou o filho Caio, de 12 anos, para requerer a carteira de identidade e aprovou o atendimento.

Lazer e diversão

O público também foi brindado com diversas apresentações culturais durante a Ação Comunitária ProJovem, como dos corais das escolas municipais Governador Portella (Pinheiros) e Heleno de Barros Nunes (Fischer), da Banda de Tambores do Centro Educacional Helena de Paula Tavares (Araras) e do Grupo de Teatro, Coro e Orquestra da Primeira Igreja Batista de Teresópolis.

As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis da Prefeitura e acompanharam teatro de fantoches. Os mais velhos participaram de aulão de alongamento e ginástica. Rodas de capoeira da Associação Lagoa Azul e dos grupos Senzala e Ganga Zumbi, performance de grupos de dança e de lambaeróbica e a apresentação de ritmistas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira da Escola de Samba Mirim Petizes da Penha, do Rio de Janeiro, completaram a programação.





Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis