quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Primeiro emprego: Prefeitura firma convênio com CIEE-Rio para inserir jovens no mercado de trabalho












Teresópolis, 1º de dezembro de 2010 – Assinado nesta quarta-feira, 1º de dezembro, convênio entre a Prefeitura de Teresópolis e o CIEE-Rio (Centro de Integração Empresa-Escola) para promover estágio de estudantes que estejam cursando o Ensino Médio, Técnico e Superior, bem como oferecer treino prático tanto nas empresas da cidade quanto na Administração Municipal. Com a iniciativa, serão atendidos os programas Aprendiz Legal e Jovem Aprendiz, destinados ao treinamento de jovens entre 14 e 24 anos para inserção no mercado de trabalho. Realizada no Cine Show, a solenidade reuniu autoridades, empresários e representantes de entidades de classe, empresariais e movimentos sociais. Depois, todos foram convidados a visitar a sede do CIEE em Teresópolis, localizada na Calçada da Fama, 163/cobertura, na Várzea.



“É mais um dos nossos compromissos de gestão: consolidar projetos que beneficiem os jovens que precisam de qualificação para se inserir no mercado de trabalho. Estamos investindo e precisamos investir ainda mais na nossa juventude. Esse convênio com o CIEE-Rio é a certeza de que o nosso governo se preocupa com a formação e a qualificação dos jovens para o mundo do trabalho”, assinalou o Prefeito Jorge Mario.



Durante a cerimônia, Jorge Mario enumerou várias iniciativas do Governo Municipal focadas na qualificação profissional, executadas em parceria com o Governo Federal. Entre elas o ProJovem Trabalhador, o Planseq Turismo e o Planseq Carnaval, de formação de mão de obra e que somam mais de 1.500 pessoas a partir de 18 anos preparadas para buscar oportunidade de emprego. Também citou o Pique Trabalho - Programa de Integração, Qualificação e Empreendedorismo. A iniciativa faz parte da Operação Trabalho, criada pelo Governo Jorge Mario para atender trabalhadores desempregados residentes em Teresópolis e pertencentes a famílias de baixa renda.



Declarando seu amor por Teresópolis, cidade onde conheceu a mulher, casou, criou os filhos e onde tem casa, o presidente do Conselho Administrativo do CIEE-Rio, Professor Arnaldo Niskier, garantiu que a instituição vai ativar a política do primeiro emprego no município. “Queremos que, após os cursos, os jovens tenham condição de acesso ao primeiro emprego e ao primeiro salário, com a possibilidade de uma atividade útil. O CIEE é um agente de integração, temos 30 mil jovens atendidos no Estado do Rio de Janeiro. Tenho absoluta convicção de que em Teresópolis vamos caminhar muito bem”, assegurou.



O Gerente Regional do Trabalho e Emprego em Petrópolis, Wilton Costa, enalteceu a iniciativa e disse ser parceiro dos programas de estágio, solicitando a abertura de espaço também para os deficientes “Em 2011 vamos exigir o cumprimento da lei de cotas, de contratação de deficientes pelas empresas com mais de cem funcionários. Também vamos exigir que as empresas com mais de sete empregados cumpram a lei do estágio. Teremos muitas ações para proteger de fato quem precisa de proteção”.



De acordo com o Secretário Municipal de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, foram criadas cinco vagas para estagiários de nível universitário na Prefeitura, com início previsto em janeiro. Eles terão direito a bolsa-auxílio, alimentação e transporte. “O objetivo é que convivam com o poder público e tenham noção de como se faz carreira no serviço público. Várias empresas da cidade já sinalizaram com a abertura de vagas para estágio, dentro do convênio com o CIEE. Estamos cumprindo mais um compromisso do Governo Jorge Mario, de preparar os jovens na faixa de 14 a 24 anos para o primeiro emprego”, destacou.



Parceria pelo primeiro emprego

A solenidade de assinatura de convênio entre Prefeitura e CIEE-Rio foi prestigiada por Orlando Diniz, presidente da Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro). “O CIEE é um instrumento importante para que os jovens possam entrar no mercado de trabalho, conhecer a sua realidade e se aproximar das empresas. Nós apoiamos todas as iniciativas de fortalecimento do mercado de trabalho e de desenvolvimento das empresas”, enalteceu.



Um dos articuladores para a vinda do CIEE para Teresópolis, o presidente do Sincomércio, Igor Edelstein, destacou a importância da presença da instituição na cidade. “O CIEE é uma instituição filantrópica com mais de 45 anos de atuação em todo o Brasil, que não só faz o treinamento, mas insere os estudantes no mercado num momento chave, quando eles estão se formando no Ensino Médio, Superior ou Técnico. Parabéns a todos que se envolveram nessa empreitada, e ao Prefeito Jorge Mario pela celebração desse convênio. Afinal, promover a capacitação profissional não é um gasto, é um investimento que Teresópolis vai colher no futuro”.



Para o presidente da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Henrique Carregal, a cidade ganhou um grande presente. “Teresópolis e todos os que colaboraram para este investimento devem estar agradecidos por esta oportunidade. Os empresários devem ter sensibilidade de achar espaço para esses estagiários, pois sem eles nenhum empresário vai ser grande um dia”.



CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição filantrópica mantida pelo empresariado nacional. O maior objetivo em 46 anos de existência é encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior, uma oportunidade de estágio que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria. Realiza vários programas, possibilitando aos jovens estudantes brasileiros uma formação integral, ingressando-os ao mercado de trabalho através de treinamentos e programas de estágio. Entre eles, o Programa CIEE de Alfabetização e Suplência Gratuita para Adultos.



Há também o Aprendiz Legal, programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho. Implementado pelo CIEE em parceria com a Fundação Roberto Marinho, apoia-se na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. Seu objetivo principal é auxiliar as empresas no cumprimento dessa lei, que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados.



FOTOS – crédito para Marco Esteves.



Foto Convênio PMT-CIEE_ME 3

Empresários, autoridades e convidados prestigiam a assinatura do convênio entre a Prefeitura e o Centro de Integração Empresa-Escola



Foto Convênio PMT-CIEE_ME 6

Prefeito Jorge Mario e Professor Arnaldo Niskier assinam convênio para promover estágio de estudantes



Foto Convênio PMT-CIEE_ME 7

Prefeito Jorge Mario e Professor Arnaldo Niskier: parceria pela preparação dos jovens para o primeiro emprego



Foto Convênio PMT-CIEE_ME 8

Uma das salas da sede Teresópolis do Centro de Integração Empresa-Escola