sexta-feira, 18 de março de 2011

Planseq Carnaval qualifica mais 70 trabalhadores em Teresópolis.

Prefeito Jorge Mario e secretários municipais prestigiaram a cerimônia.

  Teresópolis, 17 de março de 2011 - Setenta alunos dos cursos profissionalizantes do PlanSeQ Carnaval (Plano Setorial de Qualificação Profissional do Carnaval), em Teresópolis, comemoraram, nesta quarta-feira, 13, no Teatro Municipal, localizado no 2° piso da Prefeitura, a cerimônia de formatura das turmas de adereço e chapelaria de 2010. O Prefeito Jorge Mario, os Secretários de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, e de Turismo, Michel Al Odeh, estiveram presentes na festividade, que contou ainda com as presenças da Supervisora da Amebras (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil) na Região Serrana, Zéze Fonseca, da representante da Coordenadoria do PlanSeQ Carnaval/RJ, Renata Lopez e de diversos Secretários Municipais.
Conquista da Prefeitura de Teresópolis, durante o Governo Jorge Mario, através da Secretaria de Trabalho e Emprego, o Planseq Carnaval surgiu de uma demanda vinda das escolas de samba do Rio de Janeiro, que tinham carência por profissionais qualificados para esse segmento. A ideia é que os trabalhadores se habilitem não somente em serviços relacionados à produção dos desfiles das escolas, mas atuem também em setores que aproveitem a mesma mão de obra, como shows e espetáculos teatrais.


Com meta de inserção no mercado de trabalho de, pelo menos, 30% dos alunos qualificados, o projeto, pioneiro para o setor, tem como objetivo a qualificação social e profissional de trabalhadores. Com duração de 200 horas, o curso mesclou teoria e prática para que os alunos pudessem vivenciar os desafios que a profissão apresenta. Dentre os diversos segmentos presentes no carnaval brasileiro, o projeto qualifica os trabalhadores em cursos distintos voltados para o ramo das escolas de samba.
O Prefeito Jorge Mario agradeceu a todos pelo apoio recebido na concretização do projeto e parabenizou os formandos, novos profissionais do carnaval. “A qualificação profissional é um compromisso do meu governo com a população de Teresópolis, e nós conseguimos cumprir nosso objetivo trabalhando com seriedade e excelência. Nossa cidade passa por um momento delicado, mas estamos caminhando rumo à recuperação. Desejo e acredito no sucesso de vocês”, parabenizou Jorge Mario.

Para o Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, a realização do Planseq Carnaval em Teresópolis foi possível graças ao empenho, carinho e a dedicação do Prefeito Jorge Mario pelas pessoas dessa cidade. “A Prefeitura de Teresópolis abraçou e executou esse projeto por acreditar no potencial da população teresopolitana. Desta forma, investiu na capacitação profissional com o objetivo de melhorar a vida das pessoas”, declarou o Secretário.

Segundo a Coordenadora do SINE (Sistema Nacional de Emprego), Rita de Cássia Mello, o curso veio de encontro a muitas necessidades do mercado de trabalho em Teresópolis. “Existe, hoje, uma carência muito grande na área da moda. Os cursos de qualificação profissional são muito importantes porque além do conteúdo específico eles preparam o trabalhador para outras habilidades necessárias dentro do mercado de trabalho”, salientou Rita.

Yuri Segantini, 18 anos, participou das duas turmas do Planseq Carnaval, em Teresópolis e, já em 2011, conseguiu trabalhar como carnavalesco da Escola de Samba Coração da Quinta, conquistando o título de campeã 2011 para a agremiação de Guapimirim. “Embora eu já trabalhasse com o Carnaval antes, o curso foi uma grande conquista, pois aprendi novas técnicas e a trabalhar com materiais diferentes. Graças a essa oportunidade que a Prefeitura de Teresópolis me concedeu fui escolhido para essa tarefa”, argumentou Yuri. Para a artista plástica Marcia Bettin, o Carnaval é hoje uma fonte de renda. “Essa foi uma grande oportunidade, que surgiu quando estava desempregada, de me qualificar para encarar outro mercado. A interação com profissionais do Carnaval abriu portas para que eu pudesse exercer a minha arte”, comentou Marcia.
O projeto foi uma realização da Prefeitura de Teresópolis em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, da AART (Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro) e da Amebras. Voltado para artesãos e carnavalescos, os cursos profissionalizantes do PlanSeQ Carnaval foram totalmente gratuitos.