segunda-feira, 21 de março de 2011

Secretário de Trabalho e Emprego de Maricá visita Teresópolis para troca de experiência.

Teresópolis, 21 de março de 2011 – O Secretário de Trabalho e Emprego de Maricá, Clauder Peres, esteve em Teresópolis no dia 16 de março, acompanhado do Subsecretário Leonardo Amando, para conhecer a atuação do município neste setor e tratar da integração das políticas de trabalho, emprego e renda. “Eles vieram trocar experiências e puderam conferir as realizações do Governo Jorge Mario na área de geração de trabalho e renda. Entre elas os programas de qualificação de pessoal para o mercado de trabalho, em parceria com o Governo Federal”, explica o Secretário de Trabalho de Teresópolis, Marcos Ferreira dos Santos.

Ele se refere ao PlanSeQ Turismo (Plano Setorial de Qualificação Profissional), que em 2010 formou cerca de 400 alunos; ao PlanSeQ Carnaval (Plano Setorial de Qualificação Profissional do Carnaval), que desde o ano passado já qualificou em torno de 170 pessoas, e ao ProJovem Trabalhador (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), que acaba de capacitar aproximadamente 940 jovens para o mercado de trabalho. Todos foram conquistados para Teresópolis graças à articulação política do Prefeito Jorge Mario junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

“O Secretário de Maricá também conferiu o funcionamento do posto do SINE (Sistema Nacional de Emprego), que em Teresópolis conta com a gestão compartilhada entre o Governo do Estado e a Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho e Emprego. O sistema vem registrando excelentes resultados nos serviços prestados, com aumento do número de vagas captadas e de colocação de pessoas no mercado de emprego”, acrescentou Marcos Ferreira.
Além dos programas executados em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Trabalho e Emprego, também incentiva e apoia os trabalhadores de várias classes profissionais, que ainda não estão organizados, a se unir para fortalecer a atividade que exercem através do associativismo e do cooperativismo.

O secretário Clauder Peres, de Maricá, aprovou a experiência. “Fui mto bem recebido e gostei muito das idéias que foram geradas desse encontro”, concluiu.