terça-feira, 15 de março de 2011

ProJovem Trabalhador 2010: dos 940 alunos formados, cerca de 300 já estão empregados.


Jorge Mario busca mais 1.500 vagas para novos cursos do ProJovem e do PlanSeQ Construção Civil
Teresópolis, 15 de março de 2011 – A formatura da primeira turma do ProJovem Trabalhador 2010 marcou um novo começo de vida para os 940 alunos que, em solenidade na última segunda, 14, receberam a declaração de conclusão dos cursos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Garantido pela parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o Ministério do Trabalho e Emprego, o ProJovem ofereceu atividades de participação cidadã e formação profissional inicial a jovens entre 18 e 29 anos, nas áreas de Administração, Esporte e Lazer, Serviços Domésticos, Serviços Pessoais, Saúde, Telemática e Turismo e Hospitalidade.

Dos 940 formandos, cerca de 300 já foram encaminhados para o mercado de trabalho e estão empregados, número que atesta o sucesso do programa. “Estamos cumprindo o nosso compromisso de investir na qualificação dos jovens para o mercado de trabalho, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. Numa iniciativa inédita no município, demos oportunidade para quase mil jovens iniciarem o seu futuro profissional. Ainda para 2011 buscamos mais mil vagas para novos cursos do ProJovem Trabalhador e outras 500 vagas para o PlanSeQ Construção Civil”, anunciou o Prefeito Jorge Mario.




Para o Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, o ProJovem é um dos exemplos de política pública séria focada na inclusão no mercado de trabalho executada pelo Governo Jorge Mario, em conjunto com o Governo Federal. “O Prefeito Jorge Mario vem trazendo para a cidade novas oportunidades para a geração de trabalho e renda. Ano passado, cerca de 400 pessoas se formaram no PlanSeQ Turismo, e outras 100 no PlanSeQ Carnaval. E agora, 940 alunos se formam no ProJovem Trabalhador. A administração municipal trabalha para que as pessoas tenham mais oportunidades e melhores condições de vida”.

Noite de comemoração

Discursos, homenagens a professores e mobilizadores e exibição de documentário sobre as ações do ProJovem marcaram a solenidade de formatura, que reuniu cerca de duas mil pessoas, entre estudantes, familiares e convidados, no auditório da Igreja Batista em Barra do Imbuí – Missão Várzea (Avenida Lúcio Meira, 833 - Centro). Momento de emoção foi a homenagem prestada aos alunos Daniel Gregório de Passos Júnior, do curso de Telemática, e Marcela Yamamoto, do curso de Saúde, vítimas da calamidade que assolou a Região Serrana no mês de janeiro.

“Os alunos receberam uma declaração de encerramento dos cursos. Em abril serão entregues os certificados registrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Eles deverão procurar o escritório da coordenação geral do ProJovem Trabalhador entre os dias 14 e 29 de abril para se informar”, explicou o Coordenador Geral do programa em Teresópolis, Valdir Roberto da Silva. O escritório funciona na Avenida Feliciano Sodré, 1083/sala 1013, na Várzea. O telefone de contato é 2641-4468. Segundo Valdir Roberto, o Ministério do Trabalho e Emprego já depositou a quinta parcela da bolsa-auxílio de R$ 100 no Banco do Brasil, e a última deverá ser liberada em quinze dias.

Vida nova

Animados, os formandos do ProJovem Trabalhador se sentem mais preparados para buscar oportunidade de emprego. Como Rafaela de Oliveira Rosa, 22 anos, que fez o curso de Turismo e Hospitalidade. “O ProJovem foi uma boa preparação. Quanto mais a gente aprende, mais chance temos para entrar no mercado de trabalho”, opinou. A colega de curso Lina Maria, 29 anos, de Vargem Grande, concordou. “Eu me sinto mais preparada para trabalhar. Vem vindo as Olimpíadas e, junto, um leque de oportunidades para o futuro”.



Aluno do curso de Administração, Felipe Bispo, 27 anos, foi contratado para organizar os estoques de doações destinadas às vítimas da tragédia de 12 de janeiro nos galpões que funcionam na cidade. “Além da preparação que recebemos, o ProJovem também monta um banco de empregos e nos indica para as empresas da cidade, o que nos dá mais segurança na busca de trabalho”, destacou. Formanda do curso de Serviços Domésticos, Alessandra Alves da Silva, 28 anos, está animada. “Aprendi coisas novas e proveitosas. Espero ter mais oportunidade de trabalho”, concluiu.


FOTOS – crédito para Roberto Ferreira.