segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Secretário Marcos Ferreira, participou do primeiro Seminário do Trabalho e Emprego em Maricá.

Cerca de 100 pessoas participaram, no sábado (30.04), do 1º Seminário do Trabalho e Emprego em Maricá, no Colégio Santa Mônica, quando foram entregues os prêmios aos estudantes vencedores do concurso de redação promovido pela Secretaria de Trabalho (Setrab) do município. Os alunos premiados com cursos profissionalizantes se mostraram bastante entusiasmados com a iniciativa da prefeitura e ouviram atentos os palestrantes.


O evento foi aberto pelo secretário Municipal de Trabalho, Clauder Perez, que destacou o interesse do governo Washington Quaquá em qualificar e inserir o jovem “no mercado de trabalho, principalmente no Comperj”, elogiando ainda o conteúdo das redações: “idéias colocadas de forma positiva e com muita esperança”, disse.
Maria Helena Alves, secretária Municipal de Administração e Fazenda, fez um resumo do seu trabalho na pasta e comunicou a abertura de concurso público até julho deste ano e a implantação de uma Agência Municipal de Emprego “a fim de aproximar os moradores das oportunidades de trabalho que a cidade oferece”.

Representando a Câmara dos Vereadores, Fabiano Horta salientou a necessidade de todos repensarem juntos a cidade de Maricá no contexto do Comperj, parabenizando os estudantes por fazerem parte da discussão com suas ideias e opiniões.
Já Marcos Ferreira, secretário Municipal de Trabalho de Teresópolis, lembrou aos jovens que, acima de tudo, “o trabalho dá dignidade às famílias e possui importância única na vida das pessoas”, aproveitando para agradecer a ajuda recebida pelos moradores de Maricá durante a catástrofe das chuvas na Região Serrana.

Ao encerrar o evento, a representante da Petrobras Nailda Marssal salientou a preocupação da empresa com o social em um dos maiores complexos do mundo e o maior da Petrobras, que precisará qualificar 30 mil profissionais ao longo da obra. “Olho para vocês, estudantes, e vejo futuros engenheiros, futuros administradores e é isto que nós queremos, contribuir com o crescimento dos jovens nas comunidades em que atuamos”, concluiu.

Premiados – A maioria dos dez estudantes premiados confessaram não esperar a classificação, demonstrando surpresa com o resultado. Mas Wellington Pereira, do Colégio Estadual Elisiário Motta, disse ter entrado para ganhar.

“Quando me inscrevi no concurso, eu sabia que ia ser um dos primeiros e escrevi a redação certo de estar entre os vencedores. Escrevi a redação com este objetivo em mente”, conta o rapaz que pretende fazer faculdade de administração e propõe para a cidade saneamento e mais fontes de renda.

Cinco empresas ofereceram cursos gratuitos aos jovens: IEBEU, Luna Carrastosa, CEPSC, Apex e Dinfor


Texto: Valéria Vianna

Foto: Fernando Silva
(*) Secretaria Municipal de Comunicação Maricá: 02/05/2011