sexta-feira, 6 de maio de 2011

Por indicação do Secretário Marcos Ferreira dos Santos (Marcão da Scopress) foi criado o fórum de Secretarios Municipais de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, inicilamente com 20 Municípios

O secretário estadual de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter, afirmou, hoje (05/05), que uma das metas da Secretaria será qualificar a parcela da população que está abaixo da linha da pobreza. O anúncio foi feito durante o primeiro encontro entre o secretário e os gestores municipais de Trabalho, Emprego e Renda. Zveiter disse ainda que a distribuição de renda é possível através da inclusão dos trabalhadores no mercado formal de emprego. Durante a reunião, também foi anunciada a formação Fórum Estadual de Trabalho e Renda que discutirá as políticas públicas para o setor.


“Não se pode conceber um país rico como o nosso onde ainda existam milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza. A presidente Dilma Rousseff anunciou que quer erradicar a miséria no Brasil. No seu plano, um dos caminhos a seguir é a qualificação. Vamos oferecer a essa parcela da população que está à margem da sociedade a chance de ter uma profissão”, afirmou o secretario Sergio Zveiter.

Segundo ele, o Governo Federal disponibilizou R$ 21 milhões no Orçamento para a qualificação de 12 mil jovens no estado. Zveiter afirmou que vai pedir a liberação dos recursos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e que a Secretaria de Trabalho e Renda ficará responsável pela qualificação da parcela da população abaixo da linha da pobreza. Já aos municípios, Zveiter prometeu visitar individualmente cada cidade para definir os programas e cursos que serão oferecidos, tendo como base a cadeia produtiva local.

Outra meta anunciada para 2011 é a reformulação das agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A Secretaria vai padronizar o atendimento e integrar as ações de qualificação à rede.


Fórum – Através da indicação do secretário municipal de Trabalho e Emprego de Teresópolis, Marcos Ferreira dos Santos, Sergio Zveiter anunciou a formação de um Fórum Estadual de Trabalho e Renda que será formado, inicialmente, por representantes do Estado e pelos 20 municípios presentes na reunião (Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Barra do Piraí, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios, São João de Meriti, Vassouras, Campos, Macaé, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Magé, Duque de Caxias, Iguaba, Itaboraí, Aperibé, Teresópolis,Nova Iguaçu e Maricá). Por aclamação, o secretário Sergio Zveiter foi nomeado presidente do grupo de trabalho e convocou a primeira reunião de trabalho para o próximo dia 27, às 10 horas, em Búzios.