terça-feira, 12 de julho de 2011

Ceperj capacita servidores para atuarem na recuperação de Teresópolis ,servidora Tatiana Fernandes da Secretaria Municipal doTrabalho e Emprego esteve presente.

O Secretario Marcos Ferreira, e o Secretario Nassouh Ejje estiveram presentes para prestigiar o evento.

Técnicos da Fundação vão ministrar curso de três dias para 15 funcionários municipais

Quinze servidores da Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana, serão capacitados por técnicos da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) com o objetivo de fazerem um acompanhamento da realidade social, econômica, ambiental e institucional, gerando dados e indicadores no apoio à gestão municipal para a recuperação desse município devastado pelas chuvas de janeiro. O curso, que será ministrado nos dias 11, 12 e 13 de julho, constitui a última etapa do plano emergencial do Núcleo Municipal de Informações e Dados, o TereDados, que agora entra na fase de qualificação desses servidores.
O Núcleo Municipal de Informações e Dados é fruto do convênio entre a Prefeitura de Teresópolis e o Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas (Ceep, ex-Fundação Cide). Os funcionários que vão trabalhar no TereDados receberão treinamento de técnicos da Fundação Ceperj com apresentação de vários tópicos, que vão desde a importância da informação estatística para a gestão pública, informações geográficas e dados socioeconômicos até fundamentos de cartografia, informações municipais e intramunicipais, com utilização de ferramentas de geoprocessamento aplicadas à realidade do município, entre outros. Conhecendo os indicadores da região, os 15 servidores estarão aptos a atuar na recuperação da cidade.
Desde que incorporou agenda de colaboração com as prefeituras do estado do Rio de Janeiro, o Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas da Fundação Ceperj vem desenvolvendo programa de implantação de uma rede de informações. O diretor do Ceep, Epitácio Brunet, afirma que, inicialmente, no Programa de Despoluição da Baía da Guanabara (PDBG), e depois através de uma ação planejada nos seus programas de trabalho, esta rede está em pleno processo de estruturação.
Um exemplo concreto está no município de Teresópolis, onde a Prefeitura, em 2010, teve a iniciativa, com o apoio do Ceep, de criar o TereDados, o Núcleo Municipal de Informações e Dados. Em 2011, frente às situações extremas causadas pelas fortes chuvas de janeiro, que causaram um quadro de calamidade na região, houve a necessidade de se ativar um plano emergencial daquele núcleo - explica Brunet, lembrando que o Ceep enviou técnicos e equipamentos para auxiliar na estruturação do núcleo, que agora entra na etapa de qualificação de servidores que vão trabalhar no TereDados.
Também fizeram parte das etapas iniciais a elaboração de ficha municipal com informações territoriais, ambientais, demográficas, sociais e econômicas de Teresópolis, disponibilização de mapeamento digital, além de construção de indicadores que serviram para orientar na recuperação pós-tragédia das chuvas de janeiro deste ano.


Fonte: CEPERJ