segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Secretaria do Trabalho Forma a Primeira Turma do Planseq Carnaval Realizada na Casa de Cultura no dia 07/08


















Teresópolis forma turma de aderecistas do carnaval

SRZD-Carnavalesco

A primeira turma do PlanSeq (Plano Setorial de Qualificação Profissional) do Carnaval se forma neste sábado, no município fluminense de Teresópolis. São 32 formandos do curso de adereços, com idade entre 18 e 50 anos, vindos de escolas de samba da cidade - Bambas da Serra, Cala Boca, Gaviões da Colina, Imperatriz do Perpétuo, Leões da Tijuca, Mocidade Unidos do Rosário, Rainha do Alto, Roseira Imperial, Unidos de Santa Cecília e Unidos de São Pedro - e de localidades do entorno das agremiações carnavalescas.

A formatura acontece na Casa de Cultura de Teresópolis (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, Bairro de Fátima), às 16h30, e contará com a presença do prefeito da cidade, Jorge Mário Sedlacek, e dos secretários do Trabalho, Marcos Ferreira dos Santos, do Turismo, Michel Souleyman Al Odeh, e da Cultura, Wanderley Peres Jacinto. O evento contará com a presença do grupo Show Escola de Samba Mirim Nova Geração do Estácio. Também estarão presentes as presidentes da AART (Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro), Selma Dale, e da Amebras (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil), Célia Domingues, que é coordenadora nacional do PlanSeq do Carnaval.

Lançado pelo Ministro do Trabalho Carlos Lupi, em março deste ano, o Plano Setorial de Qualificação Profissional do Carnaval é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, em parceria com a AART e a Amebras, e visa à formação de mão de obra especializada em ofícios inerentes ao mercado de carnaval. Em todo o estado do Rio de Janeiro, serão formadas cinco mil pessoas até o final de 2010. Além de Teresópolis, existem núcleos do projeto nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Campos, Friburgo, Cabo Frio, Macaé, Maricá, Angra dos Reis, Nilópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Paracambi, Guapimirim, Três Rios, Paty do Alferes e Itaperuna.

- É a primeira vez que o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho, destina verba para profissionalização de artesãos que trabalham ou pretendem trabalhar no carnaval, o que é uma conquista sem precedentes. Nossos núcleos funcionam em quadras de escolas de samba ou em regiões carentes situadas em localidades que possuem escolas de samba ou blocos. Uma vantagem deste projeto é que os alunos que mais se destacarem passarão a integrar o banco de dados da Amebras, que funciona como geradora de negócios - e consequentemente, de trabalho - para esses trabalhadores qualificados - afirma Célia Domingues.