quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Secretario do Trabalho Marcos Ferreira e o Alex da Sescoop




Alunos da Educação de Jovens e Adultos têm capacitação para formação de cooperativas



Teresópolis, 24 de agosto de 2010 - Em uma ação da Secretaria Municipal de Educação, em parceira com a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, na última segunda-feira, 23 de agosto, no Teatro Municipal, alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos – tiveram palestra de capacitação para formação de cooperativas. A ação visa esclarecer e incentivar tais alunos a formarem sua própria cooperativa para comercialização dos produtos artesanais que eles aprendem a confeccionar nas oficinas da EJA.



Segundo a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, o objetivo da Prefeitura, através da atuação das duas Secretarias, é formar um cidadão completo, atuante e profissionalmente encaminhado. “A Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Teresópolis iniciou em 2010 uma nova proposta pedagógica, onde além das aulas de português, matemática, história, geografia, inglês, ciências e informática, acontecem oficinas de artesanato, dança, libras, teatro e esportes, entre outras”, explicou Magali, acrescentando que esse é um grande passo para aumentar a renda dos alunos, elevar sua auto-estima e oportunizar a formação de estudantes já encaminhados em um mercado de trabalho. “Aprendendo a confeccionar variadas formas de artesanato, o próximo passo é a sua comercialização. E por que não através de uma cooperativa, onde eles podem sair da informalidade e, ao mesmo tempo, serem donos de seu próprio negócio?”.



Abrindo a palestra, o Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, comemorou a iniciativa dos alunos e exaltou a importância do que eles pretendem construir para si mesmos e suas famílias. “A criação de novas cooperativas em Teresópolis é uma das metas da nossa Secretaria, que vê aí uma saída para a ampliação de postos de trabalho e significativa contribuição para a geração de renda para milhares de profissionais e seus familiares”.



A apresentação da história e do processo de formação das cooperativas foi feita pelo técnico de autogestão Alex Moreira, do Núcleo de Apoio ao Cooperativismo na Região Serrana, representante do Sescoop-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio de Janeiro). Ele esclareceu diversas dúvidas, explicando os primeiros passos e prometendo voltar para novas instruções.



A Coordenadora da EJA em Teresópolis, professora Ana Paula Coutinho, explicou que a idéia nasceu na Escola Ginda Bloch, no Alto, com alunos da Oficina de Artesanato da professora Bernadeth. A partir de então a Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria de Trabalho e Emprego, têm se empenhado em oportunizar a idéia. “Ficamos muito felizes em ver a motivação dos alunos para a formação dessa cooperativa, que promete transformar sonhos em realidade, buscando um futuro melhor para nossos estudantes e suas famílias”, disse Ana Paula. Ela destacou que a nova proposta da EJA já está colhendo ótimos frutos em tão pouco tempo. “São alunos interessados que acreditam que podem escrever uma história diferente para o seu futuro”, comemorou.



LEGENDAS – crédito para Marcelo Ferreira.



Foto 3: Secretário de Trabalho e Emprego Marcos Ferreira dos Santos e Alex Moreira, do Núcleo de Apoio ao Cooperativismo na Região Serrana



Foto 1 E 2: Alunos da EJA recebem capacitação para formação de cooperativas no Teatro Municipal