sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Vagas do Sine atualizadas 28/01/2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESOPOLIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO


Segue vagas disponíveis no SINE – Teresopolis

Para fazer o cadastro é necessário CTPS, C.Identidade, Título e CPF.

Travessa Ranulfo Feo 36 loja 42 – TERESÓPOLIS


(ALGUMAS DAS VAGAS EXIGEM ESCOLARIDADE , IDADE. ITENS A
SEREM CONFERIDOS NO MOMENTO DO CADASTRO).

No. De vagas Cargo ou função sexo Experiência comprovada na CTPS
01 AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS COM CARTEIRA DE MOTORISTA M SIM
04 ATENDENTE DE LANCHONETE M SIM
01 ARMADOR M SIM
03 BOMBEIRO HIDRÁULICO M SIM
02 COZINHEIRO M / F SIM
02 CASEIRO M / F SIM
03 COSTUREIRA F SIM
05 CARPINTEIRO DE OBRAS M SIM
01 COMPRADOR DE MAT. DE CONSTRUÇÃO M SIM
01 CUIDADOR DE IDOSOS QUE POSSA IR PARA O RJ F SIM
01
CUIDADOR DE IDOSOS E DOMESTICA F SIM
02 ELETRICISTA COM NR 10 M SIM
05 ELETRICISTA DE OBRA M SIM
02 ENCARREGADO DE ELETRICISTA M SIM
01 ENCARREGADO DE TURNO M SIM
05 ENCARREGADO DE OBRAS M SIM
01 GERENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL I SIM
01 LANCHEIRO F / M SIM
01 MARCINEIRO M SIM
02 MONTADOR DE MÓVEIS M SIM
01 MANICURE F NÃO
02 MESTRE DE OBRAS M SIM
10 PEDREIRO (bloqueiro)
Para trabalhar em Campos-RJ M SIM
20 PEDREIRO M SIM
01 PINTOR DE PAREDE M SIM
60 SERVENTE M NÃO
01 SERRALHEIRO M NÃO
01 TORNEIRO MECÂNICO M NÃO
01 SALGADEIRO F / M SIM
05 VENDEDOR EXTERNO M NÃO

Grupo de trabalho do Turismo define novas ações para recuperar imagem e reaquecer a economia de Teresópolis.



Carta Aberta

A Prefeitura Municipal de Teresópolis junto a entidades como a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TURISRIO), Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Teresópolis Convention Visitors & Bureau (TCVB), dentre outros, informa que a solidariedade de todos é fundamental no apoio às vítimas da tragédia que atingiu alguns bairros do município.

A economia da cidade está baseada nas atividades turística, agrícola e comercial. São elas que alimentam a economia de Teresópolis. Sem essas fontes de recursos, não haverá condições para reerguer o município.

Nossa cidade será eternamente grata pela generosidade do povo brasileiro, mas precisamos que os turistas continuem nos visitando. Os hotéis, restaurantes e comércio em geral estão em pleno funcionamento. O acesso pela estrada BR-116 está com seu fluxo normal para receber a todos os nossos visitantes. O bairro do Alto e o centro da cidade não foram afetados, a exemplo de atrativos turísticos como a Feirinha de Teresópolis, a CBF e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Assim, os teresopolitanos aguardam a todos com a hospitalidade de sempre.

Neste momento, o que o povo de Teresópolis deseja é que os turistas voltem ao município e reavivem a cidade do Dedo de Deus. Sejam todos bem-vindos! Teresópolis conta com você!

Prefeitura Municipal de Teresópolis


Teresópolis, 27 de janeiro de 2011 – Realizado nesta quarta, 26, o terceiro encontro do grupo de trabalho formado por iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo visando a recuperação dos diversos setores do município após o temporal de 12 de janeiro. O foco principal do encontro foi definir novas estratégias para o restabelecimento da atividade econômica, o fortalecimento das empresas e do setor agrícola, bem como a manutenção dos empregos. O planejamento estratégico tem a orientação de consultores do SEBRAE/RJ.



Realizado no Centro de Convenções do Hotel Alpina, o encontro foi coordenado pelos secretários municipais Michel Al Odeh (Turismo), Nassouh Ejje (Desenvolvimento Econômico) e Marcos Ferreira dos Santos (Trabalho), e reuniu representantes da Secretaria Estadual de Turismo, TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), SEBRAE/RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e do Teresópolis Convention & Visitors Bureau. Ainda acompanharam a reunião representantes da Adjori-RJ (Associação de Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro), além de empresários dos ramos hoteleiro, imobiliário e de clubes sociais.



Durante a reunião, foram enumeradas as ações já postas em prática pela Prefeitura para recuperar a imagem positiva do município e reaquecer as atividades econômicas de Teresópolis. Também foram definidas novas iniciativas, como a realização de uma ampla campanha para restabelecer o fluxo turístico na cidade e o lançamento do calendário de eventos 2011, além da mobilização de organizações e instituições parceiras para fortalecer as ações.



“O Prefeito Jorge Mario criou dois eixos distintos de atuação: o socorro imediato às vítimas do temporal e a recuperação da imagem positiva de Teresópolis, a fim de restaurar o fluxo de turistas, que já vem se normalizando. Isso porque a economia da cidade está baseada nas atividades turística, agrícola e comercial, e sem essas fontes de recursos, não haverá condições para reerguer o município”, avaliou o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, informando que o grupo de trabalho volta a se reunir no dia 3 de fevereiro.



Representando a Secretaria Estadual de Turismo, Marco Aurélio Paes informou que a orientação do Secretário Ronald Azaro é reunir os planejamentos estratégicos dos três principais municípios da Região Serrana afetados pelo temporal – Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. “A idéia é elaborar um único relatório para facilitar a busca de recursos junto ao Estado e à União. A Secretaria Estadual também está disposta a reservar parte de seu pequeno orçamento para contribuir com esses municípios”.



O presidente da Adjori-RJ, Paulo César Caldeira, e o diretor Marcelo Cunha colocaram a Associação à disposição para divulgar as iniciativas do município voltadas para a recuperação econômica de Teresópolis.



Em ação

A distribuição de uma carta aberta informando que o comércio e os setores hoteleiro e gastronômico de Teresópolis funcionam normalmente foi a primeira ação executada pelo grupo de trabalho. Além disso, a Prefeitura desenvolveu um Plano Emergencial de Economia, em que a Investe Rio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro) instalou um posto avançado de atendimento na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (R. Darcy Menezes de Aragão, 51 – Várzea) para disponibilizar, através do Programa de Apoio Solidário, R$ 100 milhões para a recuperação de pequenas e médias empresas atingidas pelas fortes chuvas na Região Serrana. O limite por empresa, antes de R$ 50 mil, será ampliado, tendo como foco a indústria e o comércio locais. A meta é liberar os recursos rapidamente e com juros menores. “Estamos reforçando as demandas para a recuperação econômica das empresas e da atividade agrícola, além da manutenção dos empregos”, definiu o Secretário Nassouh Ejje.



O SEBRAE/RJ está oferecendo consultorias gratuitas para diagnóstico, gestão e marketing para as micro e pequenas empresas diretamente afetadas pelas chuvas. Também planeja a realização de workshops para capacitar os gestores públicos na elaboração de projetos tendo em vista a captação de cursos junto aos órgãos estaduais e federais.



A ampliação da capacidade de atendimento do balcão de empregos do Sine Teresópolis (Travessa Ranulfo Fé, 36 loja 42 – Várzea), com uma oferta maior de vagas, também está em execução, sob o comando da Secretaria Municipal de Trabalho. “A Secretaria está buscando junto aos governos Federal e Estadual a realização de cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil, a fim de qualificar os trabalhadores e envolvê-los na reconstrução dos bairros e localidades danificados pelas chuvas”, disse o Secretário Marcos Ferreira dos Santos. Estão sendo pleiteados os cursos Planseq Construção Civil, ProJovem Construção Civil e Plantec Construção Civil. A busca de linhas de crédito e microcrédito para os empresários, produtores rurais e empreendedores individuais é outra iniciativa em curso.



FOTOS – crédito para Marco Esteves.



Foto Grupo de trabalho do Turismo_ME (1) ou (3)

Grupo de trabalho traça estratégias para fortalecer a economia de Teresópolis

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Secretário Marcos Ferreira recebe, o Superintendente de Estado do Trabalho.

O Superintendente de Estado do Trabalho Domicio Gonzaga ( Sendo o representante do Secretário de Estado do Trabalho Carlos Brizola) visitou a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego nesta terça-feira 25/01/2011 e venho para atender as solicitações do Secretário em relação ao SINE, para melhorar e aumentar o atendimento do mesmo. E também a criação de um programa especial, para o atendimento aos Produtores Rurais com Financiamento e crédito.





Sr. Domicio Gonzaga e o secretario Marcos Ferreira.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SINE Teresópolis tem 193 vagas de emprego

Teresópolis, 25 de janeiro de 2011 – O SINE (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 193 vagas disponíveis para diversas funções, entre elas, vendedor externo, gerente operacional, barman, costureira, montador de móveis, pedreiro e servente. Para se inscrever, basta comparecer ao SINE, na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a Carteira de Trabalho, identidade, CPF e titulo de eleitor. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0031.




O SINE é um órgão do Governo Federal com gestão compartilhada com a Prefeitura de Teresópolis. O sistema tem o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o país, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROGER).



PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESOPOLIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO


Segue vagas disponíveis no SINE – Teresopolis


Para fazer o cadastro é necessário CTPS, C.Identidade, Título e CPF.

Travessa Ranulfo Feo 36 loja 42 – TERESÓPOLIS


(ALGUMAS DAS VAGAS EXIGEM ESCOLARIDADE , IDADE. ITENS A SEREM CONFERIDOS NO MOMENTO DO CADASTRO).

No. De vagas Cargo ou função sexo Experiência comprovada na CTPS
02 AJUDANTE DE COZINHA F / M SIM
02 AJUDANTE DE ELETRICISTA M SIM
07 ATENDENTE DE LANCHONETE F / M NÃO
01 APONTADOR DE OBRAS M SIM
03 AUXILIAR DE DOCEIRO F /M SIM
02 AUXILIAR DE SERV. GERAIS F E M SIM
01 BARMAN M NÃO
03 BOMBEIRO HIDRÁULICO M SIM
04 BARBEIRO M NÃO
02 COZINHEIRO M / F SIM
10 CAIXA M / F SIM
02 CASEIRO M / F SIM
01 CABISTA M NÃO
06 COSTUREIRA F SIM
05 CARPINTEIRO DE OBRAS M SIM
01 COMPRADOR DE MAT. DE COSNTRUÇÃO M SIM
01 CUIDADOR DE IDOSOS QUE POSSA IR PARA O RJ F SIM
01
CUIDADOR DE IDOSOS E DOMESTICA F SIM
02 DOMESTICA F SIM
02 ELETRICISTA COM NR 10 M SIM
05 ELETRICISTA DE OBRA M SIM
02 ENCARREGADO DE ELETRICISTA M SIM
01 ENCARREGADO DE TURNO M SIM
05 ENCARREGADO DE OBRAS M SIM
01 FAXINEIRA F SIM
01 GARÇON M NÃO
50 GARI M NÃO
01
GERENTE OPERACIONAL F / M SIM
02 JARDINEIRO M NÃO
01 LANCHEIRO F / M SIM
01 MARCINEIRO M SIM
02 MONTADOR DE MÓVEIS M SIM
02 MANICURE F NÃO
02 MESTRE DE OBRAS M SIM
01 MOTOBOY M SIM
20 PEDREIRO M SIM
60 SERVENTE M NÃO
01 SERRALHEIRO M NÃO
01 TORNEIRO MECÂNICO M NÃO
01 SALGADEIRO F / M SIM
10 VENDEDOR F / M SIM
01 VIGIA M SIM
05 VENDEDOR EXTERNO M NÃO

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Turismo monta grupos de trabalho para atuar na retomada das atividades em Teresópolis.

O Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, reuniu-se nesta sexta-feira, 21, com representantes do Sebrae-RJ, TurisRio, Convention Bureau Teresópolis, Aciat e Câmara de Dirigentes Lojistas para definir grupos de trabalho visando a recuperação dos diversos setores no município após o forte temporal do último dia 12. Os secretários Nassouh Ejje (Desenvolvimento Econômico) e Marcos Ferreira (Trabalho e Emprego) também participaram do encontro.

Na ocasião, Michel Al Odeh enumerou várias ações executadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, como o apoio de diversos segmentos da sociedade (públicos e privados) na retomada das atividades no município. “Estamos articulando junto às esferas estadual e federal para que possamos
restabelecer o fluxo na cidade e também no entorno, pois devemos estar unidos e coesos em prol da Região Serrana”, frisou o Secretário ressaltando que o Centro da cidade e os pontos turísticos não foram danificados.

O diretor do Sebrae-RJ, Armando Clemente, também destacou a união das entidades e instituições públicas e privadas. “Neste momento, é preciso ações coordenadas que fortaleçam o movimento da economia. O Sebrae sempre trabalhou com os parceiros e agora não será diferente. Estamos solidários
com este momento pelo qual passam alguns municípios da Região Serrana”. Sérgio de Mello, diretor de operações da TurisRio, sugeriu que Teresópolis elabore um documento relatando as reais necessidades da área para ser entregue ao Ministério do Turismo.

Os grupos de trabalho ficaram definidos da seguinte forma: Secretaria de Turismo atuará junto com Convention Bureau, hotéis e restaurantes; Secretaria de Desenvolvimento Econômico com Aciat, CDL, Sincomércio e Sebrae vão trabalhar para restabelecer o fluxo no comércio, um dos setores que mais
empregam em Teresópolis; Secretaria de Trabalho vai continuar investindo na capacitação dos trabalhadores; e a Secretaria de Agricultura também será convidada a formar um grupo de atuação voltado para a área rural.
Postado por Desenvolvimento Econômico de Teresópolis às 06:00

FGTS será liberado para 173 mil vítimas de enchentes no Rio de Janeiro.

Valor estimado de saque é de R$ 492 milhões, segundo levantamento do Conselho Curador do FGTS. Petrópolis tem o maior número de vinculados ao FGTS: 88.766 trabalhadores.
Brasília, 24/01/2011 - Nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, regiões do estado do Rio de Janeiro atingidas pelas fortes chuvas, foram identificadas 173.039 trabalhadores com saldo na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Segundo levantamento realizado pelo Conselho Curador do FGTS, o valor estimado possivel para saque é de R$ 492 milhões. A população total dos três municípios é de 633 mil habitantes.
Todos os trabalhadores que têm conta vinculada no FGTS e que estão nas áreas onde foi decretada situação de calamidade pública poderão sacar o fundo para ajudar materialmente naquilo que eles já perderam. Segundo o levantamento, o valor limite de 10 salários mínimos, R$ 5.400, atende a 95% do saldo total da conta.
No município de Petrópolis, que concentra o maior número de habitantes (306 mil habitantes), foram identificadas 88.766 contas, com saque possível de R$ 288 milhões. Em Nova Friburgo (177 mil habitantes), houve 53.747 contas identificadas para saque total de R$ 116 milhões. Em Teresópolis (150 mil habitantes), foram identificadas 30.526 contas, ao valor de R$ 88 milhões.
Para o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o saque será de fundamental importância para que os trabalhadores possam retomar aos poucos suas vidas.
"Muita gente perdeu tudo, e sabemos que este valor, apesar de não cobrir todos os prejuízos, significa que o recomeço será mais reconfortante. Esta nossa medida também mostra a importância do FGTS para o Brasil, que além de promover investimentos necessários para o desenvolvimento do país, ajuda o trabalhador quando ele mais precisa", afirmou Lupi, que além de ministro do Trabalho é presidente do Conselho Curador do FGTS.
FGTS - Na última segunda-feira (17), foi publicado no Diário Oficial da União, o Decreto nº 7.428, que atualiza o valor-teto para saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores que moram nas regiões onde haja Estado de Emergência ou de Calamidade Pública decretados, passando de R$ 4.650 para R$ 5.400. O decreto foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff, conforme sugerido pelo ministro Carlos Lupi.
Para que a população das regiões atingidas possa sacar o FGTS, o primeiro passo é a decretação de Estado de Calamidade Pública ou Situação de Emergência pela Prefeitura, que deve ser reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional. Em seguida, a prefeitura deve delimitar e entregar à Caixa a Declaração de Áreas Afetadas.
Em seguida, o trabalhador pode realizar a habilitação junto à Caixa, comprovando moradia em uma das áreas afetadas delimitadas pela Prefeitura, por meio de contas de água, luz, telefone, entre outros. O titular da conta vinculada que não dispuser de meios para comprovação do endereço residencial poderá fazê-la com apresentação de declaração emitida pela Prefeitura Municipal da cidade onde mora.
O trabalhador tem até 90 dias após a publicação do ato do Ministério da Integração Nacional reconhecendo o estado de Calamidade/Emergência decretado pela municipalidade, para solicitar o saque. O intervalo entre uma movimentação e outra não pode ser inferior a 12 meses.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Vagas disponíveis no SINE - Teresopolis - 19/01 útima atualização.

Para fazer o cadastro é necessário CTPS, C.Identidade, Título e CPF.


Travessa Ranulfo Feo 36 loja 42 – TERESÓPOLIS


(ALGUMAS DAS VAGAS EXIGEM ESCOLARIDADE A SER CONFERIDA NO MOMENTO DO CADASTRO).


No. De vagas
Cargo ou função
sexo
Experiência comprovada na CTPS


02
°AUXILIAR DE PRODUCAO P/ FÁBRICA
M
NÃO

02
°AJUDANTE DE COZINHA
F / M
SIM

02
°AJUDANTE DE ELETRICISTA
M
SIM

01
°ATENDENTE DE BALCAO DE PADARIA
F / M
SIM

07
°ATENDENTE DE LANCHONETE
F / M
NÃO

01
°APONTADOR DE OBRAS
M
SIM

01
°BARMAN
M
NÃO

03
°BOMBEIRO HIDRÁULICO
M
SIM

04
°BARBEIRO
M
NÃO

02
°COZINHEIRO
M / F
SIM

10
°CAIXA
M / F
SIM

02
°CASEIRO
M / F
SIM

01
°CABISTA
M
NÃO

03
°COSTUREIRA
F
SIM

05
°CARPINTEIRO DE OBRAS
M
SIM

01
°COMPRADOR DE MAT. DE COSNTRUÇÃO
M
SIM

02
°ELETRICISTA COM NR 10
M
SIM

05
°ELETRICISTA DE OBRA
M
SIM

02
°ENCARREGADO DE ELETRICISTA
M
SIM

01
°ENCARREGADO DE TURNO
M
SIM

05
°ENCARREGADO DE OBRAS
M
SIM

01
°FAXINEIRA
F
SIM

01
°GARÇON
M
NÃO

01
°LANCHEIRO
F / M
SIM

01
°MARCINEIRO
M
SIM

02
°MONTADOR DE MÓVEIS
M
SIM

02
°MANICURE
F
NÃO

02
°MESTRE DE OBRAS
M
SIM

01
°MOTOBOY
M
SIM

20
°PEDREIRO
M
SIM

60
°SERVENTE
M
NÃO

01
°SERRALHEIRO
M
NÃO

01
°TORNEIRO MECÂNICO
M
NÃO

01
°SALGADEIRO
F / M
SIM

10
°VENDEDOR
F / M
SIM

01
°VIGIA
M
SIM

05
°VENDEDOR EXTERNO
M
NÃO




quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Recebido por Jorge Mario, Sérgio Cabral assina,em Teresópolis,convênio para cadastramento e pagamento do aluguel social.


Assinatura reuniu os prefeitos dos sete municípios atingidos pelo temporal de 12 de janeiro



Teresópolis, 20 de janeiro de 2011 – Assinado nesta quinta-feira, 20, em Teresópolis, pelo Governador Sérgio Cabral, o convênio entre o Governo Estadual e os sete municípios atingidos pelo temporal do último dia 12 de janeiro e que autoriza os prefeitos dessas cidades a dar início ao cadastramento das famílias para receber o aluguel social. Seis mil famílias receberão o benefício de R$ 500, por 12 meses, nas três maiores cidades. Já nos outros quatro municípios, mil famílias serão beneficiadas, com R$ 400 mensais.



Assinaram o documento os prefeitos de Teresópolis – Jorge Mario Sedlacek, Petrópolis – Paulo Mustrangi, Nova Friburgo – Dermeval Neto, Areal – Laerte Calil de Freitas, Bom Jardim – Affonso Henriques Monnerat, Sumidouro – Juarez Corguinha – e de São José do Vale do Rio Preto – Adilson Faraco.



Sérgio Cabral destacou que a iniciativa é uma pronta resposta dos governos Estadual e Federal para os municípios da Região Serrana castigados pelas chuvas. “É muito importante tirar as pessoas do desconforto e da apreensão e levá-las para uma residência segura. Faremos de maneira integrada um modelo de cadastramento muito bem organizado, com os três níveis de governo, com celeridade e prazo de início e de encerramento para que possamos conceder o aluguel social já em fevereiro”, informou o Governador, agradecendo a solidariedade recebida de todo o Brasil nesse momento pós-desastre.



“A rápida resposta a essa situação de calamidade em que a Região Serrana se encontra se deve à união dos prefeitos de todas as cidades atingidas e à parceria dos governos Estadual e Federal. Agradeço todo o apoio que estamos recebendo, o que nos dá força para trabalhar pela reconstrução dos nossos municípios. Tenho certeza que nossas cidades ficarão melhores ainda que antes”, garantiu o Prefeito de Teresópolis, Jorge Mario.



A reunião também foi acompanhada pelo Vice-governador Luiz Fernando Pezão, os Secretários Estaduais Rodrigo Neves (Assistência Social e Direitos Humanos), Wilson Carlos Carvalho (Governo) e Christino Áureo (Agricultura), pelos deputados estaduais Alessandro Calazans (presidente da Comissão de Habitação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Carlos Minc e Nilton Salomão, o presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Vereador Arlei de Oliveira, e a presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, entre outras autoridades.



Aluguel social

O aluguel social será pago a famílias que estão em abrigos das sete cidades e ainda para aquelas que precisam ser removidas imediatamente de áreas de extremo risco. O cadastramento das famílias será executado pelas prefeituras e processado pelo Proderj, que vai criar um banco de dados dos beneficiários. O benefício será pago pela Caixa Econômica Federal, por meio do cartão do Bolsa Família ou conta corrente simplificada aberta nas agências do banco nos municípios atingidos.



O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, ressalta que este é um benefício transitório, que será pago por 12 meses, até que as famílias estejam integradas aos programas habitacionais que deverão ser viabilizados pelas prefeituras com o apoio dos governos Estadual e Federal. “A forma do cadastro e o pagamento é republicano, é federativo e é cidadão. O compromisso do Governador Sérgio Cabral, construindo essa base de acompanhamento das famílias com as Prefeituras, é que todas as famílias estejam integradas no programas habitacionais que já se iniciam no mês de fevereiro, com apoio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal”.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Vítimas das chuvas receberão parcelas extras do Seguro-Desemprego.

Resolução do Codefat amplia benefício pago a trabalhadores moradores em áreas atingidas

Brasília, 18/01/2011 - O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) confirmou nesta terça-feira (18) o prolongamento por até 2 meses da concessão do Seguro-Desemprego aos trabalhadores de municípios onde foram decretados Estado de Calamidade Pública devido às enchentes. A Resolução nº 659 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (18).

Segundo a Resolução, terão direito os beneficiários do Seguro-Desemprego com a última parcela vincenda nos meses de janeiro e fevereiro de 2011 e trabalhadores deminitidos no período compreendido entre janeiro e fevereiro de 2011 e que façam jus ao beneficio. O pagamento da parcela adicional ocorrerá após a declaração de estado de Calamidade Pública nos municípios atingidos, por meio de Portaria do Ministério da Integração Nacional.

"Já temos assinado pelo presidente do Fundo de Amparo ao Trabalhador uma Resolução. Todos os trabalhadores dessas regiões onde há decreto de Calamidade Pública do Ministério da Integração Nacional têm direito a parcelas extras do Seguro-Desemprego. Isso significa que o trabalhador desempregado receberá parcelas extras automaticamente, sem precisar se dirigir a nenhum órgão. Aqueles que ficarem desempregados em meio a estes acontecimentos devem entrar com requerimento do benefício e, também automaticamente, terão parcelas extras", explicou o ministro do Trabalho e EMprego, Carlos Lupi.

A Resolução 659/2011 tem efeito imediato para a concessão de parcelas adicionais aos trabalhadores dessas localidades. Os pagamentos adicionais ocorrerão a partir do mês de fevereiro. Estima-se que o impacto financeiro de até R$ 40 milhões para o FAT. O valor poderá crescer devido à decretação de Calamidade em mais municípios em estado de calamidade pública, por Decreto do Ministério da Integração Nacional.

Trabalhador pode sacar recursos do FGTS nas áreas atingidas por calamidade .

18/01/2011 18:00
Trabalhador pode sacar recursos do FGTS nas áreas atingidas por calamidade

Diante dos acontecimentos ocorridos na região serrana do estado do Rio de Janeiro, os trabalhadores que residem nas áreas afetadas poderão sacar recursos de suas contas vinculadas do FGTS. A Caixa Econômica Federal, como Agente Operador do FGTS, está recebendo as Declarações de Áreas Afetadas emitidas pelas prefeituras dos municípios atingidos, que se encontram em estado de calamidade e de emergência reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional.
O trabalhador a ser beneficiado com essa modalidade de saque do FGTS deve residir nas áreas atingidas indicadas nas Declarações de Áreas Afetadas enviadas pelas prefeituras. O valor para saque, em face da necessidade decorrente de desastre natural, é o saldo da conta vinculada limitado a R$ 5.400,00, de acordo com o Decreto 7.428, de 14/01/2011, e regulamentado pela Circular nº 537, da Caixa Econômica Federal, publicado em 17/01/2011.
A CAIXA deverá ainda divulgar, nos próximos dias, comunicado informando datas e locais para o início do atendimento a esses trabalhadores. Além de atender às necessidades pessoais mais urgentes, o dinheiro injetado no mercado local, mediante liberação do FGTS aos trabalhadores, ajudará a acelerar a recuperação econômica desses municípios atingidos.
Para saque do FGTS
Os trabalhadores deverão apresentar os seguintes documentos para sacar o FGTS:
- Carteira de Identidade, ou, alternativamente, carteira de habilitação ou passaporte ou o novo modelo da carteira de trabalho com código de barras;
- Comprovante de residência ou Declaração de endereço residencial obtido na Prefeitura;
- Carteira de Trabalho (O documento não é obrigatório, mas acelera o processo de atendimento);
- Cartão do Cidadão (opcional).

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FGTS liberado para vítimas das chuvas

Ministro do Trabalho anuncia medidas em socorro a moradores das regiões em estado de emergência ou calamidade. Seguro Desemprego pode ser ampliado


Carlos Lupi anunciou liberação de FGTS e ampliação do Seguro-Desemprego

Brasília, 13/01/2011 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou nesta quinta-feira (13), em Brasilia, medidas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores residentes nas regiões impactas pelas chuvas. Uma delas, refere-se ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) até o valor de R$ 4.650.

"O esperado é que a partir desta sexta-feira os trabalhadores das áreas onde foi decretado calamidade pública consigam sacar seu FGTS. Sobre o seguro-desemprego, nestas mesmas regiões onde haja calamidade pública, os trabalhadores poderão receber mais duas parcelas do Seguro-Desemprgo, que varia de R$ 540, que é o salário mínimo vigente, até R$ 1.010,34", disse Lupi.

O ministro disse ainda que vai propor à Presidenta Dilma Rousseff que o valor-teto para saque do FGTS em casos especiais seja atualizado para R$ 5.400, equivalente a 10 salários mínimos. "O trabalhador deve utilizar este dinheiro, que é seu, para recuperar sua casa e seus pertences e para que possa suprir necessidades imediatas", completou.

FGTS - O titular de conta vinculada do FGTS que resida nestas áreas em que foram decretadas situação de emergência ou estado de calamidade pública poderá sacar até R$ 4.650, limitado ao saldo existente na conta vinculada.

A movimentação da conta vinculada só poderá ocorrer após o reconhecimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública em portaria do Ministério da Integração Nacional. As listas das cidades em processo de decretação e reconhecimento estão disponíveis no site do ministério, conforme abaixo:

- Municípios com portaria de reconhecimento.
- Municípios com processo de reconhecimento.

O trabalhador pode realizar a habilitação junto à Caixa, comprovando que morava em uma das áreas afetadas delimitadas pela Prefeitura, por meio de contas de água, luz ou telefone, entre outros meios de comprovação.

O intervalo entre uma movimentação e outra não pode ser inferior a 12 meses. O titular da conta vinculada que não dispuser de meios para comprovação do endereço residencial poderá fazê-la com apresentação de declaração emitida pela Prefeitura Municipal da cidade onde mora.

Teresópolis pede ajuda!!!!!!!

A Prefeitura de Teresópolis está disponibilizando, a partir desta quarta, 12 de janeiro,2 contas correntes para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal.
Com o nome "SOS Teresópolis - Donativos", as contas estão disponíveis nas agências:
Banco do Brasil:0741-2 com o número:110000-9.
Caixa Econômica Federal:Agência: 4146 C/C:2011-1.
Outras doações,como alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiêne pessoal - como: sabonete,pasta de dentes, fralda descártavel e absorvente higiênico, podem ser entregues no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles,211- Várzea)
.