quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Recebido por Jorge Mario, Sérgio Cabral assina,em Teresópolis,convênio para cadastramento e pagamento do aluguel social.


Assinatura reuniu os prefeitos dos sete municípios atingidos pelo temporal de 12 de janeiro



Teresópolis, 20 de janeiro de 2011 – Assinado nesta quinta-feira, 20, em Teresópolis, pelo Governador Sérgio Cabral, o convênio entre o Governo Estadual e os sete municípios atingidos pelo temporal do último dia 12 de janeiro e que autoriza os prefeitos dessas cidades a dar início ao cadastramento das famílias para receber o aluguel social. Seis mil famílias receberão o benefício de R$ 500, por 12 meses, nas três maiores cidades. Já nos outros quatro municípios, mil famílias serão beneficiadas, com R$ 400 mensais.



Assinaram o documento os prefeitos de Teresópolis – Jorge Mario Sedlacek, Petrópolis – Paulo Mustrangi, Nova Friburgo – Dermeval Neto, Areal – Laerte Calil de Freitas, Bom Jardim – Affonso Henriques Monnerat, Sumidouro – Juarez Corguinha – e de São José do Vale do Rio Preto – Adilson Faraco.



Sérgio Cabral destacou que a iniciativa é uma pronta resposta dos governos Estadual e Federal para os municípios da Região Serrana castigados pelas chuvas. “É muito importante tirar as pessoas do desconforto e da apreensão e levá-las para uma residência segura. Faremos de maneira integrada um modelo de cadastramento muito bem organizado, com os três níveis de governo, com celeridade e prazo de início e de encerramento para que possamos conceder o aluguel social já em fevereiro”, informou o Governador, agradecendo a solidariedade recebida de todo o Brasil nesse momento pós-desastre.



“A rápida resposta a essa situação de calamidade em que a Região Serrana se encontra se deve à união dos prefeitos de todas as cidades atingidas e à parceria dos governos Estadual e Federal. Agradeço todo o apoio que estamos recebendo, o que nos dá força para trabalhar pela reconstrução dos nossos municípios. Tenho certeza que nossas cidades ficarão melhores ainda que antes”, garantiu o Prefeito de Teresópolis, Jorge Mario.



A reunião também foi acompanhada pelo Vice-governador Luiz Fernando Pezão, os Secretários Estaduais Rodrigo Neves (Assistência Social e Direitos Humanos), Wilson Carlos Carvalho (Governo) e Christino Áureo (Agricultura), pelos deputados estaduais Alessandro Calazans (presidente da Comissão de Habitação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Carlos Minc e Nilton Salomão, o presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Vereador Arlei de Oliveira, e a presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, entre outras autoridades.



Aluguel social

O aluguel social será pago a famílias que estão em abrigos das sete cidades e ainda para aquelas que precisam ser removidas imediatamente de áreas de extremo risco. O cadastramento das famílias será executado pelas prefeituras e processado pelo Proderj, que vai criar um banco de dados dos beneficiários. O benefício será pago pela Caixa Econômica Federal, por meio do cartão do Bolsa Família ou conta corrente simplificada aberta nas agências do banco nos municípios atingidos.



O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, ressalta que este é um benefício transitório, que será pago por 12 meses, até que as famílias estejam integradas aos programas habitacionais que deverão ser viabilizados pelas prefeituras com o apoio dos governos Estadual e Federal. “A forma do cadastro e o pagamento é republicano, é federativo e é cidadão. O compromisso do Governador Sérgio Cabral, construindo essa base de acompanhamento das famílias com as Prefeituras, é que todas as famílias estejam integradas no programas habitacionais que já se iniciam no mês de fevereiro, com apoio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal”.