sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Grupo de trabalho do Turismo define novas ações para recuperar imagem e reaquecer a economia de Teresópolis.



Carta Aberta

A Prefeitura Municipal de Teresópolis junto a entidades como a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TURISRIO), Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Teresópolis Convention Visitors & Bureau (TCVB), dentre outros, informa que a solidariedade de todos é fundamental no apoio às vítimas da tragédia que atingiu alguns bairros do município.

A economia da cidade está baseada nas atividades turística, agrícola e comercial. São elas que alimentam a economia de Teresópolis. Sem essas fontes de recursos, não haverá condições para reerguer o município.

Nossa cidade será eternamente grata pela generosidade do povo brasileiro, mas precisamos que os turistas continuem nos visitando. Os hotéis, restaurantes e comércio em geral estão em pleno funcionamento. O acesso pela estrada BR-116 está com seu fluxo normal para receber a todos os nossos visitantes. O bairro do Alto e o centro da cidade não foram afetados, a exemplo de atrativos turísticos como a Feirinha de Teresópolis, a CBF e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Assim, os teresopolitanos aguardam a todos com a hospitalidade de sempre.

Neste momento, o que o povo de Teresópolis deseja é que os turistas voltem ao município e reavivem a cidade do Dedo de Deus. Sejam todos bem-vindos! Teresópolis conta com você!

Prefeitura Municipal de Teresópolis


Teresópolis, 27 de janeiro de 2011 – Realizado nesta quarta, 26, o terceiro encontro do grupo de trabalho formado por iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo visando a recuperação dos diversos setores do município após o temporal de 12 de janeiro. O foco principal do encontro foi definir novas estratégias para o restabelecimento da atividade econômica, o fortalecimento das empresas e do setor agrícola, bem como a manutenção dos empregos. O planejamento estratégico tem a orientação de consultores do SEBRAE/RJ.



Realizado no Centro de Convenções do Hotel Alpina, o encontro foi coordenado pelos secretários municipais Michel Al Odeh (Turismo), Nassouh Ejje (Desenvolvimento Econômico) e Marcos Ferreira dos Santos (Trabalho), e reuniu representantes da Secretaria Estadual de Turismo, TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), SEBRAE/RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e do Teresópolis Convention & Visitors Bureau. Ainda acompanharam a reunião representantes da Adjori-RJ (Associação de Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro), além de empresários dos ramos hoteleiro, imobiliário e de clubes sociais.



Durante a reunião, foram enumeradas as ações já postas em prática pela Prefeitura para recuperar a imagem positiva do município e reaquecer as atividades econômicas de Teresópolis. Também foram definidas novas iniciativas, como a realização de uma ampla campanha para restabelecer o fluxo turístico na cidade e o lançamento do calendário de eventos 2011, além da mobilização de organizações e instituições parceiras para fortalecer as ações.



“O Prefeito Jorge Mario criou dois eixos distintos de atuação: o socorro imediato às vítimas do temporal e a recuperação da imagem positiva de Teresópolis, a fim de restaurar o fluxo de turistas, que já vem se normalizando. Isso porque a economia da cidade está baseada nas atividades turística, agrícola e comercial, e sem essas fontes de recursos, não haverá condições para reerguer o município”, avaliou o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, informando que o grupo de trabalho volta a se reunir no dia 3 de fevereiro.



Representando a Secretaria Estadual de Turismo, Marco Aurélio Paes informou que a orientação do Secretário Ronald Azaro é reunir os planejamentos estratégicos dos três principais municípios da Região Serrana afetados pelo temporal – Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. “A idéia é elaborar um único relatório para facilitar a busca de recursos junto ao Estado e à União. A Secretaria Estadual também está disposta a reservar parte de seu pequeno orçamento para contribuir com esses municípios”.



O presidente da Adjori-RJ, Paulo César Caldeira, e o diretor Marcelo Cunha colocaram a Associação à disposição para divulgar as iniciativas do município voltadas para a recuperação econômica de Teresópolis.



Em ação

A distribuição de uma carta aberta informando que o comércio e os setores hoteleiro e gastronômico de Teresópolis funcionam normalmente foi a primeira ação executada pelo grupo de trabalho. Além disso, a Prefeitura desenvolveu um Plano Emergencial de Economia, em que a Investe Rio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro) instalou um posto avançado de atendimento na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (R. Darcy Menezes de Aragão, 51 – Várzea) para disponibilizar, através do Programa de Apoio Solidário, R$ 100 milhões para a recuperação de pequenas e médias empresas atingidas pelas fortes chuvas na Região Serrana. O limite por empresa, antes de R$ 50 mil, será ampliado, tendo como foco a indústria e o comércio locais. A meta é liberar os recursos rapidamente e com juros menores. “Estamos reforçando as demandas para a recuperação econômica das empresas e da atividade agrícola, além da manutenção dos empregos”, definiu o Secretário Nassouh Ejje.



O SEBRAE/RJ está oferecendo consultorias gratuitas para diagnóstico, gestão e marketing para as micro e pequenas empresas diretamente afetadas pelas chuvas. Também planeja a realização de workshops para capacitar os gestores públicos na elaboração de projetos tendo em vista a captação de cursos junto aos órgãos estaduais e federais.



A ampliação da capacidade de atendimento do balcão de empregos do Sine Teresópolis (Travessa Ranulfo Fé, 36 loja 42 – Várzea), com uma oferta maior de vagas, também está em execução, sob o comando da Secretaria Municipal de Trabalho. “A Secretaria está buscando junto aos governos Federal e Estadual a realização de cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil, a fim de qualificar os trabalhadores e envolvê-los na reconstrução dos bairros e localidades danificados pelas chuvas”, disse o Secretário Marcos Ferreira dos Santos. Estão sendo pleiteados os cursos Planseq Construção Civil, ProJovem Construção Civil e Plantec Construção Civil. A busca de linhas de crédito e microcrédito para os empresários, produtores rurais e empreendedores individuais é outra iniciativa em curso.



FOTOS – crédito para Marco Esteves.



Foto Grupo de trabalho do Turismo_ME (1) ou (3)

Grupo de trabalho traça estratégias para fortalecer a economia de Teresópolis