terça-feira, 27 de julho de 2010

O Secretario do Trabalho, Marcos Ferreira, visitou nesta sexta-feira 23/07/2010 a Cidade do Samba com os alunos do Planseq Carnaval.






Curso de chapelaria do Planseq do Carnaval forma turma dia 8



Teresópolis, 27 de julho de 2010 – Marcada para o dia 8 de agosto a formatura da primeira turma do curso gratuito de chapelaria do Plano Setorial de Qualificação Profissional do Carnaval de Teresópolis – Planseq2 Carnaval. Com carga horária de 200 horas-aula, o curso ensina as técnicas de confecção de máscaras e adereços de cabeça para os seus cerca de 50 alunos. Formada por presidentes das dez escolas de samba da cidade ou por pessoas da comunidade do samba indicadas por eles, a turma vai expor os trabalhos produzidos durante o curso numa exposição nos dias 7 e 8 de agosto, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira – bairro de Fátima).



Conquista da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Trabalho e Emprego, o Planseq do Carnaval é fruto de parceria do Ministério do Trabalho e Emprego com a Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras-RJ) e a Associação dos Artesão e produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro (AART). A ideia é que os trabalhadores se habilitem não só em serviços relacionados à produção dos desfiles das escolas de samba, mas atuem também em setores que aproveitem a mesma mão de obra, como shows e espetáculos teatrais.



O Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, destaca que o curso é o primeiro passo dado pelo Governo Municipal para a profissionalização do Carnaval de Teresópolis. “É a oportunidade para os componentes das escolas de samba de Teresópolis terem vivência profissional com o Carnaval, que é um grande negócio, um trabalho e oportunidade de vida”. Segundo ele, em breve serão abertas as inscrições para o curso de adereços, destinado tanto ao pessoal que já trabalha na produção de desfiles das escolas de samba da cidade como a qualquer pessoa interessada.



Cidade do Samba

Cumprindo a programação do curso, na última sexta, 23, os alunos do Planseq do Carnaval de Teresópolis e de Guapimirim visitaram a Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio, onde conheceram o barracão da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel. Campeã duas vezes do Grupo Especial no Carnaval carioca, a escola está na fase de desmontagem e de reciclagem das alegorias e adereços do carnaval 2010.



Acompanhados pelo Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, e pela Coordenadora do Planseq do Carnaval do Rio de Janeiro, Célia Domingues, eles tiveram a oportunidade de conhecer a rotina do trabalho de uma grande escola de samba. “A visita é importante para eles conhecerem in loco como funciona a produção do carnaval de uma grande escola de samba, bem como o mercado no qual vão trabalhar no futuro. Essa experiência faz parte do curso”, explicou Célia.



Recebidos pela primeira-dama da Vila Isabel, Rita de Cássia da Silva Alves, que é diretora de ateliê e coordenadora de projetos sociais da escola de samba, os alunos conheceram as áreas de estocagem de materiais e de desmontagem de fantasias. Rita de Cássia aprova a proposta de qualificar a mão de obra do carnaval. “Quando entrei no Carnaval, em 2004, percebi que a maior necessidade era de mão de obra qualificada. Esse curso é maravilhoso, pois permite que as pessoas mais empenhadas e dedicadas adquiram conhecimento e experiência para trabalhar numa escola de samba”, opinou.

Os alunos se encantaram com a visita. “A gente vê a dimensão do trabalho e a organização de uma grande escola de samba. Temos que começar a implantar isso nas escolas de Teresópolis, para fazer uma festa ainda mais bonita na cidade”, opinou Michele Aurora, presidente da Escola de Samba Roseira Imperial. “Esse curso é muito importante para Teresópolis. As pessoas tinham a noção do Carnaval, mas não tinham a técnica. É bom estar sempre aprendendo novas técnicas e levando para a diretoria e os componentes da escola. O Carnaval de Teresópolis só tem a ganhar”, destacou Marlene Tiarks, presidente da Rainha do Alto.



Carnavalesco de várias escolas de samba de Teresópolis, Nei Nascimento definiu a Cidade do Samba como uma fábrica de sonhos. Para ele, o curso de chapelaria do Planseq do Carnaval é uma grande oportunidade de reciclagem para as pessoas que trabalham na produção dos desfiles das escolas de samba de Teresópolis. “Estamos aprendendo como transformar um material simples no luxo das fantasias que vimos no barracão da Vila Isabel. O Planseq está nos reconhecendo como profissionais do Carnaval. Isso é muito importante para quem ganha um dinheirinho extra com essa festa”, comentou.



FOTOS – crédito para Roberto Ferreira.



Foto planseq cidade do samba roberto ferreira (46)

Alunos do curso do Planseq do Carnaval de Teresópolis e de Guapimirim visitam a Cidade do Samba



Foto planseq cidade do samba roberto ferreira (88)

Primeira-dama da Vila Isabel, Rita de Cássia da Silva Alves, recebe os alunos do Planseq do Carnaval de Teresópolis e de Guapimirim no barracão da escola, na Cidade do Samba



Foto planseq cidade do samba roberto ferreira (126)

Secretário de Trabalho e Emprego Marcos Ferreira dos Santos e Célia Domingues, coordenadora do Planseq do Carnaval no Rio de Janeiro: trabalhando pela profissionalização da mão de obra das escolas de samba de Teresópolis