segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sindmar apresenta projeto do Centro de Simulação Aquaviária em Teresópolis


Oficiais e técnicos do Sindmar (Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante) e da Fundação Homem do Mar estiveram em Teresópolis, na última semana, para apresentar o projeto de implantação do Centro de Simulação Aquaviária - CSA, que será instalado no município. O CSA será construído numa área com cerca de 845 mil metros quadrados, na localidade de Prata dos Aredes, no 3º Distrito. Participaram do encontro representantes da Associação de Moradores de Prata dos Aredes, os Secretários Municipais Marcos Ferreira dos Santos (Trabalho e Emprego), Flavio de Castro (Meio Ambiente e Defesa Civil), Nassouh Ejje (Desenvolvimento Econômico) e Ricardo Raposo (Ouvidoria). O Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Vinícius Marins Crespo, também esteve presente.

Na abertura do evento, o Secretário Marcos Ferreira dos Santos enfatizou a importância do projeto para a cidade. “Hoje é um dia muito especial para Teresópolis, pois está sendo apresentado um projeto que será um divisor de águas para o município: o Centro de Simulação Aquaviária. Referência mundial no setor, o CSA atrairá visitantes do mundo todo. Além disso, a previsão é que sejam gerados em torno de 300 empregos diretos para moradores do município durante as obras. Há ainda a expectativa de emprego para nossos trabalhadores após a construção”, afirmou.

Leonardo Soares, Oficial da Marinha Mercante e Consultor Naval, explicou sobre os objetivos do CSA e enumerou a equipe interdisciplinar que vai trabalhar no CSA, como comandantes da Marinha Mercante e de Guerra, engenheiros ambientais e navais e hidrógrafos. Adalgiza Lira, Coordenadora de Desenvolvimento do CSA, falou sobre as questões ambientais, como o combate à poluição e a fidelização à realidade dos simuladores do Centro.

Os moradores de Prata dos Aredes tiveram espaço para expor suas dúvidas e preocupações com relação à construção e o funcionamento do CSA. O Secretário de Trabalho e Emprego garantiu que a Prefeitura vai analisar todas as questões, ressaltando que o projeto respeitará as leis ambientais.

O Centro de Simulação Aquaviária

Um convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante- Sindmar - tornou possível a criação do Centro de Simulação Aquaviária (CSA), localizado no Rio de Janeiro. Equipado com tecnologia de ponta, o CSA é o mais moderno do mundo nesse tipo de simulação. O centro de simulação possui capacidade tecnológica superior a dos concorridos simuladores dinamarqueses, noruegueses e norte-americanos.

Trata-se de um investimento na ordem de R$ 30 milhões, direcionados para a construção de moderna estrutura de um centro de treinamento específico, destinado à capacitação de profissionais do setor aquaviário e da área de pesquisa e desenvolvimento. Integrando equipamentos de ponta e programas de simulação, o CSA tem capacidade de simular em ambiente virtual toda e qualquer situação no mar.

O objetivo do Sindmar é oferecer cursos de aperfeiçoamento para a comunidade marítima, em especial os oficiais formados pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba) e pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), utilizando treinamentos específicos no simulador.

O Centro de Simulação em terra permite que o treinamento de oficiais em determinadas operações marítimas críticas, como o desvio de rotas de colisão, seja feito em plena segurança, sem colocar em risco a vida dos tripulantes, do patrimônio e do meio ambiente. Através do passadiço para embarcação offshore é possível interagir com efeitos visuais, radares, sensores, sons, movimentações, tudo cuidadosamente fiel aos sistemas de controle de navegação de uma embarcação de verdade. O projeto conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia e reconhecimento de instituições internacionais.






Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis