segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prefeitura conquista cursos do Planseq de qualificação para o Carnaval


Notícia publicada em:13/05/2010 Tamanho da fonte A-A+
A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Trabalho e Emprego, conquistou mais dois cursos gratuitos de qualificação profissional para o município. É o Planseq (Plano Setorial de Qualificação Profissional) do Carnaval, que oferece 60 vagas para os cursos de adereço e chapelaria. Parceria do Ministério do Trabalho e Emprego com a Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras-RJ) e a Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro (AART), a iniciativa prevê a inclusão dos alunos formados no mercado de trabalho.

Direcionado principalmente a jovens a partir de 17 anos e pessoas desempregadas, o curso terá 200 horas-aula e duração de quatro meses. Além de gratuito, oferecerá lanche e transporte para os alunos. A ideia é que os trabalhadores se habilitem na produção dos desfiles das escolas e também atuem nos diferentes eventos relacionados ao Carnaval e em setores que aproveitam a mesma mão de obra, como shows e espetáculos. A aula inaugural acontece nesta segunda-feira, 17 de maio, às 13h, na sede da organização não-governamental Mundo de Sofia, localizada na Rua José Bandeira Viana, 233, no Rosário, onde funcionou o antigo depósito de gás.

A proposta foi apresentada nesta última segunda, 10, pelo Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, pela Subsecretária de Educação Profissional, Rita Mello, e por Lilian Rabello, da Amebras-RJ, aos representantes das dez escolas de samba de Teresópolis: Bambas da Serra, Cala Boca, Gaviões da Colina, Imperatriz do Perpétuo, Leões da Tijuca, Mocidade Unidos do Rosário, Rainha do Alto, Roseira Imperial, Unidos de Santa Cecília e Unidos de São Pedro.

Para Lilian Rabello, que é coordenadora do Planseq do Carnaval, trata-se de uma oportunidade única para o desenvolvimento da mão de obra local.

A Subsecretária de Educação Profissional da Secretaria de Trabalho e Emprego, Rita Mello, fez questão de destacar que o trabalhador qualificado tem mais oportunidade no mercado de trabalho.

Os representantes das escolas de samba da cidade aprovaram a iniciativa. E a presidente da Escola de Samba Rainha do Alto, Marlene Tiarks, pretende fazer os dois cursos.




Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis