segunda-feira, 12 de julho de 2010

Teresópolis terá Centro de Simulação Aquaviária

Redação - Notícias da Serra

Uma área de 845.000 m² em Prata dos Aredes, no 3º distrito de Teresópolis, será a sede do mais moderno Centro de Simulação Aquaviária (CSA) do mundo, superando os modelos dinamarqueses, noruegueses e norte-americanos.

A estrutura, orçada em R$30 milhões, permite simular circunstâncias marítimas em um ambiente controlado. Para tal, são necessários equipamentos de ponta, que capacitarão profissionais do setor aquaviário e da área de pesquisa e desenvolvimento.

A construção do complexo, que contará com mão de obra local, será feita apenas na área descampada, preservando assim a mata nativa. Jailson Bispo Ferreira, diretor financeiro do SINDMAR e da Fundação Homem do Mar, que adquiriram a área, antecipa: “Estamos elaborando um projeto definitivo de construção do Centro de Simulação Aquaviária para dar início às obras até o fim do ano. A previsão de conclusão é de dois anos”.

O Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, está feliz com a chegada do CSA à cidade, pois gerará empregos. “Além de Teresópolis contar com moderníssimo centro de simulação e que, certamente, atrairá visitação do mundo todo, a previsão é que sejam gerados em torno de 300 empregos diretos durante as obras”.

As unidades a serem instaladas no complexo de Teresópolis contarão com compartimentos de uma embarcação, com seis passadiços, ponte de comando de embarcação, duas praças de máquinas com consoles reais e mais duas em PC. O objetivo é que os marítimos solucionem os problemas simulados.

O treinamento realizado no Centro de Simulação prevê situações críticas no mar, como o desvio de rotas de colisão, salva vidas e evita danos ao patrimônio e ao meio ambiente.
.