segunda-feira, 12 de julho de 2010

Comissão da FIRJAN se reúne em Teresópolis com presença de prefeito, secretários e representantes da Codin

A Comissão Municipal da FIRJAN em Teresópolis recebeu em sua reunião mensal, na última segunda-feira, dia 26 de março, no Hotel Vila Nova, a visita do prefeito Jorge Mário e de seus secretários do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Nassouh Ejje e Marcos Ferreira. Na pauta, o desenvolvimento da indústria de Teresópolis, com foco na capacitação de mão-de-obra e a geração de empregos para o município. Também participaram da reunião os representantes da Codin (Companhia de Desenvolvimento do Estado do Rio) Sandro Valpassos e Celso Mesquita.

O coordenador da Comissão da FIRJAN, o empresário Hélio Neves, abriu o encontro dando as boas-vindas e agradecendo a presença de todos. O prefeito Jorge Mário aproveitou a ocasião para reforçar a importância da parceria do município com a Federação das Indústrias (FIRJAN). “Iniciamos um ótimo relacionamento com a FIRJAN e tenho especial admiração pelo presidente Eduardo Eugenio”, disse. Presente ao evento, o gerente executivo do SESI/SENAI da Regional da FIRJAN, Paulo Curio, destacou a parceria das duas instituições com o município, em especial as ações de Saúde Ocupacional e o projeto Indústria Saudável, no qual empresas com mais de 50 funcionários têm um diagnóstico gratuito da saúde de seus colaboradores.

Convidados a falar sobre Condomínio Industrial, Sandro Valpassos e César Mesquita apresentaram a Codin e explicaram que o órgão estadual funciona intermediando as relações entre os investidores que os procuram e os municípios. “Com mais informações sobre o município temos condições de oferecer aos investidores que chegam à Codin exatamente aquilo que procuram”, disse Valpassos. “Para a atração das indústrias na área de tecnologia, os investidores perguntam sobre diversos aspectos como segurança, meio-ambiente e qualidade de vida, que consideram importante. A questão tributária não é um diferencial”, terminou.

“Estamos recebendo os investidores com tapete vermelho, abrindo as portas para os investidores”, disse o secretário de Desenvolvimento Nassouh Ejje. O secretário de Trabalho, Marcos Ferreira, comentou o fechamento de um projeto da Marinha de instalar no município um Centro de Simulação Aquaviário para treinamento de profissionais para a Marinha Mercante.

A intenção do grupo é fortalecer o município também na área de tecnologia, seguindo o caminho aberto pela Alterdata. “É importante unir as empresas de tecnologia da cidade para fortalecer o setor”, disse o empresário Ladmir Carvalho. “O fato de estarmos neste município com uma empresa de tecnologia com mais de 500 funcionários atesta a capacidade de Teresópolis nesta área”, completou.

A agente de negócios do SESI/SENAI na região, Mychelle Rocha, comentou os serviços que as Unidades Operacionais do Sistema FIRJAN têm realizado no município. “O primeiro passo já demos, prestando serviços que as empresas precisam e que nós podemos atender. Estamos disponíveis para outras necessidades das empresas”, afirmou ela, comentando os cursos de capacitação profissional que foram realizados para treinamento de funcionários nas próprias empresas (in company). “Através da Comissão da FIRJAN viemos lutando e temos agora o SESI e o SENAI para nos apoiar aqui na capacitação profissional”, disse o empresário Hélio Neves.

Ladmir Carvalho reforçou esta posição: “O que a cidade precisa é de capacitação. Se cada um fizer um pouquinho, ajuda muito. Não importa se amanhã esse funcionário possa não estar mais na nossa empresa, pelo menos ele vai mais preparado para a próxima e o nível da cidade cresce”, atestou Ladmir. O secretário de Trabalho concordou: “Sem qualificação profissional, hoje, a cidade perde”. “É caro capacitar, mas não capacitar é muito mais caro”, declarou Rodrigo Albacete.